7 maneiras de passar pela quarentena com mais positividade

Saiba como desfrutar de seu tempo afastando os pensamentos negativos e colocando velhos projetos de volta em curso

lado bom da quarentena
Foto: Shutterstock

Ainda que seja preciso ter muito cuidado para não romantizar um momento tão caótico como o que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus, é possível, mesmo no meio de tudo isso, encontrar o lado bom da quarentena. Isto é, não esquecendo, também, o quão privilegiados somos de poder aproveitar qualquer fagulha de positividade nesses tempos conturbados.

Aproveitando o lado bom da quarentena

Resgatando projetos antigos

Você que, assim como nós, está passando por esse período no conforto de sua casa, pode aproveitar o momento para retomar aqueles projetos que estão há anos guardados na gaveta por conta da falta de tempo e a rotina agitada. Olhe para eles com carinho e atenção, aprimorando-os conforme for possível. Quem sabe ele não se torna algo grandioso?

Amigos e família

Bem, ainda que muitos não possam estar passando por essas águas turvas ao lado dos amigos, isto não quer dizer que vocês não possam estreitar os laços. Ninguém está fazendo muita coisa e poucas são as pessoas que realmente continuam com uma rotina corrida.

Aproveite para ligar e jogar conversa fora com aqueles que gosta. Pode acreditar que são nesses momentos de “tranquilidade” que surgem conversas mais profundas. O mesmo vale para seus familiares. Será que não é uma boa hora para sentar e papear sobre histórias de infância, por exemplo? O lado bom da quarentena está em ficar mais próximo daqueles que amamos.

Aprimorando habilidades

Sabe aquilo que você sempre teve vontade de aprender e acabava, frequentemente, deixando para depois? Com certeza esse é um bom momento para investir tempo nessas atividades. Uma ótima opção é procurar começar por aquelas tarefas que fazem grande diferença no dia a dia e ajudam a manter uma rotina mais simples. Corte e costura, culinária e, até mesmo, programas de computação como Photoshop.

Lazer

Coloque em dia aquela série ou novela que nunca conseguia acompanhar por conta da falta de tempo. Sabe, às vezes, é muito bom tirar esses momentos de lazer e focar em coisas que te façam relaxar um pouco. A situação mundial já está tão tensa, né? Descansar e aproveitar a vida um pouco pode contribuir para o aumento de sua produtividade no trabalho, por exemplo.

Estudos 

Esse é o momento ideal para começar aquela leitura sobre assuntos que demandam mais atenção e tempo. Estudar nunca é demais e, uma hora ou outra, tudo isso vai passar. Que tal recomeçar nessa nova vida que levaremos no pós-pandemia de um jeito diferente? Política, entretenimento, mercado financeiro… não importa sobre o que queira saber mais, escolha e invista algumas horas por dia nisso.

Exercício físico

Pode parecer difícil começar, mas depois que passar dessa fase – que, de fato, é a mais complicada – perceberá o quanto manter essa rotina fará bem para a saúde de sua mente e corpo. O importante é não se cobrar tanto. Meia hora de exercício diário que seja já ajudará a aumentar sua disposição e a afastar os pensamentos negativos por conta da liberação de hormônios como a serotonina.

Contribuição humanitária

Ser gentil com os outros também é uma forma de fazer bem a si mesmo. Caso consiga, uma boa ideia é investir algumas horas em trabalhos voluntários. Mobilize a vizinhança para angariar alimentos, faça marmitas para aqueles que mais precisam, dissemine notícias verdadeiras em suas redes sociais. Ajudar sempre é bom e, principalmente neste momento, se torna essencial.

Leia também: