Ilusão de ótica: por que há imagens que parecem se mexer?

Já observou algumas imagens que parecem se mexer? Será que são ilusões de ótica? Ou é um truque? Saiba que até Lady Gaga usou isso em um CD

ilusao otica mexer snakes cobras giram akiyoshi
Imagem: Shutterstock Images

Por que será que existem imagens capazes de causar a sensação de se mexer? Será que há algum truque por trás delas? Como funciona esse tipo de ilusão de ótica?

“Imagens que parecem ter movimento são tipos muito comuns de ilusão de ótica. A ilusão de movimento é causada pelo fenômeno de ‘persistência da retina’. Algumas cores conseguem um tempo de estímulo na retina mais prolongado. Pequenos movimentos oculares naturais fazem uma pessoa crer que uma imagem estática pode se mexer”, explica o professor de física Patrick de Almeida Pinto.

ilusao otica mexer snakes cobras giram akiyoshi

Imagem: Shutterstock Images

Cobras que giram

O psicólogo japonês Akiyoshi Kitaoka, da Universidade Ritsumeikan, em Tóquio, desenvolveu imagens que podemos traduzir como “cobras que giram”. Estão entre as mais famosas e eficazes em causar ilusões de ótica de movimento. Nelas, parece que há círculos girando para direções opostas. Veja o exemplo abaixo! É impressionante, não?

Usando a sua visão periférica, ou seja, sem focar em determinada área, a movimentação parece mais pronunciada. Os movimentos ocorrem na direção dos segmentos que vão do preto para o azul, para o branco, bege e depois ao preto normalmente. Essa ilusão de ótica funciona bem tanto em jovens quanto adultos.

ilusao otica mexer snakes cobras giram akiyoshi

Imagem: Shutterstock Images

Mas qual o segredo?

Não se sabe bem. Os cientistas Vilayanur M. Ramachandran e Diane Rogers-Ramachandran, do Centro para o Cérebro e Cognição, da Universidade da Califórnia em San Diego, nos EUA tentam explicar em uma matéria na revista Scientific American.

Segundo os especialistas, a disposição dessas formas baseadas na luminosidade devem ativar “artificialmente” neurônios que identificam movimento em nosso sistema visual. Dessa forma, as formas e cores contrastantes são propositadamente compostas de uma forma que ativa nossos neurônios sensores de movimento, enganando nossa mente.

kitaoka lady gaga artpop ilusao otica mexer

Imagem: Reprodução / Jeff Koons / Universal Music

No CD da Lady Gaga

Em 2014, a cantora Lady Gaga lançou o álbum ARTPOP. Dentro do encarte, há uma adaptação de uma ilusão de ótica criada por Akiyoshi Kitaoka. O original é a imagem em azul, chamada Hatpin urchin e criada pela equipe de Akiyoshi. O fundo foi trocado pelo rosa, que também causa grande impacto, no encarte proposto pelo artista Jeff Koons. Parece que as flechas fazem tudo se mexer para várias direções, não?

kitaoka lady gaga artpop ilusao otica mexer

Imagem: Kitaoka Akiyoshi / Reprodução

LEIA TAMBÉM!

TEXTO, ENTREVISTAS E EDIÇÃO: Ricardo Piccinato

CONSULTORIA: Patrick de Almeida Pinto, professor de física.