Cuidados essenciais no inverno para acabar com o frizz

Tire suas dúvidas sobre o tratamento correto do cabelo durante os dias mais frios do ano

frizz no inverno
Foto: Getty Images

Você já deve ter reparado que durante os dias frios, o seu cabelo fica mais arrepiado, volumoso e com um caimento não tão natural. O frizz no inverno é sempre um problema a ser enfrentado, afinal, a mudança brusca de temperatura influencia diretamente a saúde dos fios e sua hidratação.

Além da alteração climática, outros fatores comuns podem piorar a situação e causar aquele incomodo constante. “São eles: ressecamento das madeixas, excesso de procedimentos químicos, aumento da eletricidade estática e uso excessivo de secador e chapinha”, explica a hairstylist Neiva Pena.

Para cuidar do seu cabelo nessa temporada, também conversamos com Rosemeire de Oliveira, coordenadora de desenvolvimento pedagógico do Instituto Embelleze, que deu algumas dicas valiosas para fazer no dia a dia.

Anote as orientações para tratar o frizz no inverno

  • Pente ou escova de madeira ajuda a equilibrar a eletricidade dos fios;
  • Use protetor térmico para proteger os fios antes do uso de secador e chapinha;
  • Evite lavar o cabelo com água quente. A temperatura morna é ideal, pois evita o ressecamento e controla o frizz;
  • Dê preferência a secadores com íons porque eles ajudam a eliminar a eletricidade;
  • Ligar o jato de ar frio após escovar os cabelos: isso ajuda a diminuir o frizz causado pela alta temperatura do secador;
  • Usar produtos antiumidade em dias de chuva, impedindo que a umidade arrepie os fios. Nesse dias opte por penteados como rabo de cavalo ou coques;
  • Pessoas com cabelos cacheados devem evitar o uso de shampoo com sulfato. Isso porque a substância costuma aumentar o ressecamento e, consequentemente, surge o frizz;
  • O ideal é cortar as pontas dos cabelos em um intervalo de, no máximo, três meses;
  • Deve-se evitar prender os fios com elásticos e presilhas muito apertadas. Esse hábito pode quebrar os fios e aumentar o frizz.

Como hidratar

O tratamento ajuda a diminuir o frizz e ainda reforça a saúde dos cabelos. “Deve-se hidratar uma vez por semana com máscaras que contenham em sua composição vitaminas e óleos. Se os cabelos possuem algum processo químico, como coloração, descoloração ou alisamento, deve ser feito reconstrução a cada 15 dias com produtos à base de queratina”, indica Neiva.

Use os produtos certos

Para evitar aborrecimentos, invista nesses produtos indicados pela hairstylist: “leave-ins para proteger e controlar os fios, reparadores de pontas ou óleos como argan e silicones para abaixar e disfarçar o arrepiado”.

Dúvidas frequentes sobre os cuidados com o cabelo e o frizz no inverno

Para você não arrancar seus cabelos com tantas preocupações, Rosemeire também respondeu algumas das principais questões que povoam a cabeça da mulherada sobre o assunto.

1. Quais são os tipos de cabelos mais propensos a terem frizz no inverno?

“Cabelos porosos, desidratados e secos são os mais propensos. Por isso é importante cuidar bem dos fios antes de chegar o frio, para que os cabelos estejam preparados para o vento e a umidade.”

2. Como trata o frizz nessa época?

“Umedeça sempre que possível e hidrate com frequência com produtos de boa qualidade. Ressalto a importância do produto, pois quando ele não é apropriado para seu tipo de cabelo, aumenta as chances de ter frizz.”

3. Por que os fios costumam ficar mais rebeldes no inverno?

“Isso se dá por se tratar de uma época em que o clima é mais seco e com pouca umidade, favorecendo a desidratação dos fios. Além disso, o uso do secador e da chapinha também contribui para o ressecamento.”

4. Quais os produtos mais indicados?

“Principalmente produtos que não contenham álcool. A dica principal é abusar dos cremes para pentear e condicionadores que propõem hidratar o cabelo, como leave-in, sérum, cremes anti-frizz e finalizadores.”

5. Que cuidados adicionais é preciso ter para deixar o cabelo mais hidratados e bonito nessa estação?

“Aumente o espaço de lavagem do cabelo. Por exemplo: se costuma lavá-lo todos os dias, tente apenas de 3 a 4 vezes por semana. Substitua as escovas por pentes com dentes largos e de metal. Se o uso da escova for indispensável, escolha a de cerdas naturais com pêlo de javali. Seque os cabelos apenas com as toalhas e deixe secar o restante naturalmente.”

Leia também: