Saiba a importância de fortalecer a barreira da pele e como protegê-la

Conheça dicas simples de como proteger todo o organismo dos agentes externos

proteger a barreira da pele
Foto: Reprodução

Com o alto contágio da covid-19, todo o cuidado é pouco e tudo o pudermos fazer para nos prevenirmos é bem-vindo. Uma atividade simples, que é capaz de fortalecer o organismo contra vírus e bactérias, é proteger a barreira da pele.

O uso excessivo de álcool em gel (que é essencial nesse momento) danifica significativamente sua estrutura, já que retira sua camada lipídica. Por isso, é importante estar atento para manter a saúde da cútis em dia.

Por que é importante proteger a barreira da pele?

Muitas pessoas não sabem, mas a pele é o maior órgão do nosso corpo e serve como uma barreira imunológica para tudo aquilo que está revestido por ela contra os agentes infecciosos. Quando abertas com feridas, por exemplo, todo o organismo fica mais suscetível à contaminação por vírus e bactérias.

Isto porque, com essas pequenas lesões, a epiderme – que é a camada mais externa da cútis – fica fragilizada e não consegue proteger completamente o corpo das influências externas. Agora que você já sabe da importância de cuidar dela devidamente, confira algumas dicas essenciais para que seu corpo se mantenha o máximo saudável possível.

Práticas para adotar no dia a dia

Atente-se a temperatura do banho

Ainda que aquela água quentinha caindo sobre o corpo seja uma delícia em dias frios, o ideal é optar por banhos mais mornos ou gelados. Manter o hábito de tomar duchas muito quentes diariamente pode ressecar muito a pele e, com isso, enfraquecer à barreira cutânea.

Escolhendo o sabonete

Para proteger a barreira da pele, é importante, também, voltar a atenção ao tipo de sabonete escolhido para fazer a limpeza do rosto e do corpo. A melhor opção para qualquer uma dessas duas regiões no dia a dia são os suaves.

Outro ponto importante é que não se deve esfregar muito e nem mesmo passar o produto diretamente na cútis, esse hábito promove a retirada de toda a gordura, o que pode ser muito prejudicial se feito todos os dias.

Hidratando

Quem ainda não mantém uma rotina de hidratação da cútis, deve começar para ontem! Além de deixar a pele macia e sedosa, apostando em um creme de corpo de qualidade e que tenha substâncias que ajudem a aumentar sua barreira, não tem erro. O resultado será ótimo para suja saúde e aparência.

Quando hidratar?

Não basta apenas escolher um hidratante de alta potência, é preciso, também, saber qual é o melhor momento para aplicá-lo à pele. O ideal é passar o líquido em todo o corpo logo após o banho. Isto porque, com os poros abertos, as substâncias restauradoras conseguem agir e serem absorvidas em sua totalidade. Além disso, procure sempre manter as mãos hidratadas após o uso de álcool em gel.

Leia também: