Connect with us

O que você está procurando?

O papel de ter uma vida saudável na memória é que essa condição ajuda a deixar o corpo mais preparado para obtenção e recordação de memórias
- Foto: Freepik

Sua memória está ruim? Os maus hábitos podem ter um papel nisso

O papel de ter uma vida saudável na memória é que essa condição ajuda a deixar o corpo mais preparado para obtenção e recordação de memórias

O papel de ter uma vida saudável na memória é que essa condição ajuda a deixar o corpo mais preparado para obtenção e recordação de memórias. “A privação de sono e alimentação inadequada são fatores que prejudicam a nossa capacidade de reter informações”, conta o médico Marcelo Katayama.

Logo, uma alimentação adequada ajuda a nutrir o cérebro e fornece energia para as funções cognitivas, enquanto o sono age no processamento de novas informações. Outro hábito que pode ser prejudicial à memória é o fumo, que, segundo o neurocirurgião Feres Chaddad, causa um processo inflamatório crônico nos vasos, que facilita eventos isquêmicos, ou seja, má irrigação de sangue, em áreas responsáveis pela memória e atenção no cérebro.

mulher, boné, fumando, papel na memória, maus hábitos

Foto: Freepik

Medicação sem receita

Uma grande preocupação dos profissionais de saúde é o uso de medicamentos sem receita médica. Apesar de ser muito comum, esse hábito pode causar consequências preocupantes e uma delas é a perda de memória. Mesmo com o uso prescrito, algumas drogas podem levar à demência de forma direta ou piorar ainda mais um quadro de perda de memória.

Os principais medicamentos que podem ter esse papel negativo são os calmantes benzodiazepínicos, como o diazepan e o clonazepan, por exemplo. Antidepressivos, anticonvulsivantes e corticoides também podem trazer prejuízos cognitivos. “Eles podem levar à perda de memória episódica, falta de concentração, desinibição, sonolência, falta de coordenação motora e quedas”, explica a médica Andrea Fernandes Costa. Porém, o comprometimento da memória pode ser revertido com a suspensão dos medicamentos.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Feres Chaddad,  neurocirurgião; Marcelo Katayama, médico cirurgião; Andrea Fernandes Costa, médica.

Advertisement

Estilo de vida

A ação dos anos nos traz mais responsabilidades e tarefas. Porém, além disso, há outros fatores envolvidos na perda cognitiva com o tempo.

Entretenimento

Entre os estudos de Freud sobre a mente, o pai da psicanálise acreditava que os nossos sonhos eram uma passagem para o inconsciente

Estilo de vida

Se você come alguns alimentos e têm sintomas como coceira, diarreia e até mesmo perda de sono, fique atento, você pode ter algum tipo de alergia alimentar!

Entretenimento

A Bíblia nunca deixou de ser questionada pelas contradições que apresenta como exemplo a figura da mulher e a sua submissão. Saiba mais!

Estilo de vida

Alguns dos ensinamentos de Sidarta Gautama foram registrados em livros, para fixar as bases do pensamento do Budismo para a posteridade

Estilo de vida

Uma das causas de episódios de esquecimento é o excesso de informações cotidianas, ainda mais em uma época em que temos constante contato com coisas novas.

Estilo de vida

Sem uma clientela satisfeita, não há empresa que resista, não é mesmo? Conheça estratégias para obter um público fiel e conquistas novos clientes!

Estilo de vida

Palavra mais famosa dessa doutrina, o carma se constitui na chave do Budismo. Entenda definitivamente no que consiste essa lei!