Todo mundo sabe que, sem uma clientela satisfeita, praticamente nenhuma empresa segue firme no mercado. Um dos aspectos importantes para o sucesso desse negócio é ter um público fiel. Para isso, é fundamental entender as pessoas para as quais os produtos são destinados. Procure conhecer qual é o tipo de pessoa para o qual trabalha e quais são suas necessidades. Mas não se limite: procure também traçar estratégias para conquistar um novo público.
A partir disso, você poderá pensar em caminhos para a empresa de modo a atender as exigências e preferências da clientela e garantir que as pessoas fiquem satisfeitas com o serviço prestado. A propaganda boca a boca é bastante efetiva, e um público insatisfeito pode causar a ruína do seu negócio e a sua como líder. Invista em um marketing que saiba trabalhar a imagem de modo eficiente.
Público fiel e concorrência
O ideal para inovar em estratégias, atrair clientes e fidelizar aqueles que já tem preferência pela marca, é estudar o mercado. De acordo com o livro Sun Tzu, A Arte da Guerra – Os trezes capítulos originais, da Editora Jardim dos Livros, quem ataca com pressa ou fúria, sem estar preparado, vai perder um terço de seus soldados. “Isso será uma calamidade. O verdadeiro Mestre da Guerra domina um exército sem lutar; conquista uma cidade sem cercá-la; derruba um Estado sem demorar muito”.
Com essa instrução de Sun, confirma-se que o ideal nos planos de propaganda não é intimidar o concorrente com suas ações, mas, sobretudo, conhecê-lo e saber como vai reagir à atuação do seu negócio. O interesse é sempre conquistar todo o espaço possível que a empresa possa atuar, sem esgotar forças. Por isso, hoje, para a publicidade e o marketing das empesas, é muito importante estar por dentro das redes sociais, atuar na TV, no rádio e em aplicativos que possam ser acessados pelo celular.
LEIA TAMBÉM
- A importância da boa relação do líder com os funcionários em um empresa
- 5 pontos para avaliar e refletir antes de abrir uma empresa
- Entenda os ensinamentos de A Arte da Guerra aplicáveis em sua empresa
Texto: Redação Alto Astral | Edição: Érika Alfaro