Connect with us

O que você está procurando?

Palavra mais famosa dessa doutrina, o carma se constitui na chave do Budismo. Entenda definitivamente no que consiste essa lei!
- FOTO: Shutterstock.com

Budismo: entenda o que é a lei do carma

Palavra mais famosa dessa doutrina, o carma se constitui na chave do Budismo. Entenda definitivamente no que consiste essa lei!

Pode uma crença religiosa não fazer nenhuma referência a deuses ou divindades? Na mentalidade de alguém que foi criado num ambiente cristão, por exemplo, trata-se de uma perspectiva bem difícil de se imaginar. Porém, é exatamente isso que aparece, ou melhor, não aparece nas bases do Budismo.

A partir dos ensinamentos de Sidarta Gautama, o homem se viu, pela primeira vez, sem nenhuma figura para orar, sem divindade alguma para fazer reverências, sem rituais ou cultos. Os ensinamentos de Buda focavam totalmente no humanismo – era o próprio indivíduo o responsável pela sua natureza mental e emocional. Assim, o Budismo é visto como um verdadeiro sistema filosófico, ético e também religioso, em que qualquer pessoa é capaz de se tornar responsável por sua capacidade de purificação e transcendência.

 

Budismo: entenda o que é a lei do carma

FOTO: Shutterstock.com

A chave do Budismo: lei do carma

De acordo com os ensinamentos de Buda, o homem é regido por uma série de renascimentos. O que fazemos em um determinado período de tempo, mais cedo ou mais tarde, tem uma consequência, como causa e efeito. Assim, vivemos num ciclo de nascimento/morte/renascimento. É justamente essa lei que estabelece que, mais cedo ou mais tarde, toda ação terá uma reação, que consiste na lei do carma (que em sânscrito significa “ação”).

Ou seja, na perspectiva budista, o agora é resultado de situações anteriores. “Boas intenções geram bons frutos, más intenções geram frutos maus”. Sejam pensamentos, sentimentos ou sensações, tudo está preso nessa cadeia universal em que nada se cria ou se destrói, e sim se transforma eternamente.

Desse modo, Sidarta desconstrói totalmente a visão de que o homem possui uma alma, já que, na sua visão, ela seria passageira – como tudo em nossa existência. Afinal, sua crença era no Samsara, que consiste na já mencionada trajetória de renascimentos. Uma vez que um ser humano possui um carma, ele está fadado a renascer. E, para o Budismo, a salvação constitui-se no ato de se libertar do círculo vicioso dos renascimentos e alcançar o Nirvana.
LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Confira os tratamentos estéticos que prometem acabar com a flacidez em algumas sessões. Veja qual é o que mais combina com as suas necessidades

Estilo de vida

Da mesma forma que o excesso de informações, o estresse tem um papel no mal funcionamento cognitivo de um indivíduo, inclusive na memória.

Entretenimento

Apesar de ser ilegal hoje em dia, a cocaína já foi comercializada em farmácias com fins medicinais. Saiba como o consumo da droga se originou

Moda & Beleza

Algumas peças são chave no guarda-roupa e servem para diversas ocasiões diferentes. Confira 5 modelos de sapatos curinga que você precisa ter!

Receitas

Confira uma seleção de receitas leves e deliciosas com gelatina, uma poderosa aliada no processo de emagrecimento e na manutenção da beleza!

Estilo de vida

A alimentação tem influencia em 100% das nossas atividades diárias, inclusive o sono. Saiba quais alimentos são indicados para uma noite tranquila.

Entretenimento

A pólvora, substância responsável por mudar a forma dos povos de guerrear, é mais uma das invenções criadas durante a Idade Média

Entretenimento

Dois dos principais instrumentos navais de localização usados durante as Grandes Navegações, o astrolábio e o quadrante surgiram na Idade Média