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Confira uma lista com doze frutas ricas em fibras e outras propriedades que favorecem o desinchaço e colaboram para um organismo mais saudável
- Foto: Shutterstock

12 frutas ricas em fibras para incluir no cardápio

Confira uma lista com doze frutas ricas em fibras e outras propriedades que favorecem o desinchaço e colaboram para um organismo mais saudável

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Não é de hoje que vem sofrendo com aquele mal-estar causado pela constipação? Caso queira optar por uma solução natural e barata, uma ótima opção é apostar no consumo de frutas ricas em fibras. Além de melhorar a digestão, elas também reduzem o risco de diabetes tipo 2 e abaixam os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Segundo a nutricionista Flávia Moraes, quanto maior for a quantidade deste nutriente presente no alimento, maior será o seu auxílio no funcionamento do intestino, promovendo uma sensação de saciedade ao longo do dia. Além de todos esses benefícios, ainda ajuda para um organismo saudável e um envelhecimento tardio da pele.

Confira a lista deliciosa de frutas ricas em fibras

Abacate

Com cerca de 6,3g de fibras em 100g da fruta, o abacate também é fonte de gorduras boas que estão relacionadas com a redução do colesterol. Outra substância presente é o betasitosterol, que diminui a compulsão alimentar e as gordurinhas na região abdomina.

Ameixa

Fonte de antocianinas e antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e doenças como o Alzheimer, ela ainda contêm 2,4g de fibras em cada 100g da fruta, combatendo inchaço.

Caqui

A cada 100g contém 6,5g da substância, além de ser fonte de cálcio, fósforo e vitaminas A, B1 e B2, contribuindo para a saúde da pele, unhas e cabelo. Também melhora a imunidade do corpo, já que atua como antioxidante combatendo a formação de radicais livres.

Goiaba branca

Com 6,3g de fibras em 100g da fruta, ela ainda é fonte de vitamina C, é antioxidante e estimula o sistema imunológico. Por ter alto valor nutritivo, ainda protege as células da invasão de radicais livres, evitando gripes e resfriados.

Maçã argentina

Ela é fonte de quercetina e ácido málico, antioxidantes que protegem o organismo dos danos causados pelos radicais livres, além de ter 2g de fibra para cada 100g da fruta.

Mamão formosa

A cada 100g da fruta é possível encontrar cerca de 1,8g de fibras. Além disso, ela é fonte de vitamina A, que protege a saúde dos olhos. O mamão ainda possui uma enzima chamada papaína que auxilia na digestão dos alimentos e, consequentemente, na absorção de nutrientes pelo organismo.

Laranja da terra

Famosa por ser fonte de vitamina C, a fruta também é rica em fibras, sendo que em 100g contém 4g do nutriente. Seu consumo beneficia de forma satisfatório o sistema imunológico de todo o corpo.

Pequi

É a fruta mais rica em fibras, cerca de 19g a cada 100g. Também é fonte de betacaroteno, que protege a pele dos males provocados pelos raios UV. Por conter propriedades antioxidantes ajuda a combater radicais livres, prevenindo o surgimento de tumores e problemas cardiovasculares.

Pera

É outra fonte de vitamina C e rica em fibras, são cerca de 3g para cada 100g da fruta. A pera também atua contra prisão de ventre, estimula a circulação e reduz a pressão arterial.

Pitanga

São 3,4g de fibras em 100g da fruta, além de ter vitaminas A e C, ação antioxidante e ser fonte de cálcio e fósforo, nutrientes vitais para a saúde dos ossos e dentes.

Tamarindo

Ao consumir 100 g da fruta, obtemos 6,4 g de fibras. Graças a presença de antioxidantes, possui grande destaque no retardo do envelhecimento precoce, assim como na prevenção de doenças ósseas. Também é rica em cálcio, ferro e fósforo, que reduzem o cansaço e diminuem as chances de anemia.

Macaúba

Uma das frutas ricas em fibras com maior nível do nutriente para cada 100 g, chegando a 13,4 g. É fonte de vitamina E, potássio, betacaroteno, gorduras monoinsaturadas e antioxidantes. Seus benefícios vão do fortalecimento ósseo, estabilização do colesterol à melhora na circulação sanguínea.

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