Confira uma lista com doze frutas ricas em fibras e outras propriedades que favorecem o desinchaço e colaboram para um organismo mais saudável
por Redação Alto AstralPublicado em 17/06/2020 às 08:00 Atualizado às 09:24
Não é de hoje que vem sofrendo com aquele mal-estar causado pela constipação? Caso queira optar por uma solução natural e barata, uma ótima opção é apostar no consumo de frutas ricas em fibras. Além de melhorar a digestão, elas também reduzem o risco de diabetes tipo 2 e abaixam os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Segundo a nutricionista Flávia Moraes, quanto maior for a quantidade deste nutriente presente no alimento, maior será o seu auxílio no funcionamento do intestino, promovendo uma sensação de saciedade ao longo do dia. Além de todos esses benefícios, ainda ajuda para um organismo saudável e um envelhecimento tardio da pele.
Com cerca de 6,3g de fibras em 100g da fruta, o abacate também é fonte de gorduras boas que estão relacionadas com a redução do colesterol. Outra substância presente é o betasitosterol, que diminui a compulsão alimentar e as gordurinhas na região abdomina.
Fonte de antocianinas e antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e doenças como o Alzheimer, ela ainda contêm 2,4g de fibras em cada 100g da fruta, combatendo inchaço.
A cada 100g contém 6,5g da substância, além de ser fonte de cálcio, fósforo e vitaminas A, B1 e B2, contribuindo para a saúde da pele, unhas e cabelo. Também melhora a imunidade do corpo, já que atua como antioxidante combatendo a formação de radicais livres.
Com 6,3g de fibras em 100g da fruta, ela ainda é fonte de vitamina C, é antioxidante e estimula o sistema imunológico. Por ter alto valor nutritivo, ainda protege as células da invasão de radicais livres, evitando gripes e resfriados.
Ela é fonte de quercetina e ácido málico, antioxidantes que protegem o organismo dos danos causados pelos radicais livres, além de ter 2g de fibra para cada 100g da fruta.
A cada 100g da fruta é possível encontrar cerca de 1,8g de fibras. Além disso, ela é fonte de vitamina A, que protege a saúde dos olhos. O mamão ainda possui uma enzima chamada papaína que auxilia na digestão dos alimentos e, consequentemente, na absorção de nutrientes pelo organismo.
Famosa por ser fonte de vitamina C, a fruta também é rica em fibras, sendo que em 100g contém 4g do nutriente. Seu consumo beneficia de forma satisfatório o sistema imunológico de todo o corpo.
É a fruta mais rica em fibras, cerca de 19g a cada 100g. Também é fonte de betacaroteno, que protege a pele dos males provocados pelos raios UV. Por conter propriedades antioxidantes ajuda a combater radicais livres, prevenindo o surgimento de tumores e problemas cardiovasculares.
É outra fonte de vitamina C e rica em fibras, são cerca de 3g para cada 100g da fruta. A pera também atua contra prisão de ventre, estimula a circulação e reduz a pressão arterial.
São 3,4g de fibras em 100g da fruta, além de ter vitaminas A e C, ação antioxidante e ser fonte de cálcio e fósforo, nutrientes vitais para a saúde dos ossos e dentes.
Ao consumir 100 g da fruta, obtemos 6,4 g de fibras. Graças a presença de antioxidantes, possui grande destaque no retardo do envelhecimento precoce, assim como na prevenção de doenças ósseas. Também é rica em cálcio, ferro e fósforo, que reduzem o cansaço e diminuem as chances de anemia.
Uma das frutas ricas em fibras com maior nível do nutriente para cada 100 g, chegando a 13,4 g. É fonte de vitamina E, potássio, betacaroteno, gorduras monoinsaturadas e antioxidantes. Seus benefícios vão do fortalecimento ósseo, estabilização do colesterol à melhora na circulação sanguínea.
Leia também:
Leia também