Limão fortalece o sistema imunológico e evita gripes e resfriados

Com a mudança das estações, normalmente o corpo sofre com as gripes e os resfriados. Veja como o limão fortalece o sistema imunológico e evite as gripes!

O limão fortalece o sistema imunológico
O limão fortalece o sistema imunológico e é uma excelente fonte de vitamina C. FOTO: Shutterstock.com

Você sabe como funciona a nossa imunidade? O sistema de defesa do organismo atua como uma verdadeira barreira, sendo responsável por manter o organismo livre de elementos agressores que possam causar problemas indesejáveis. “O sistema imunológico é um complexo de sistemas diferentes, que funcionam de maneira simultânea para proteger o organismo. Ele nos defende contra infecções e, ao mesmo tempo, rejeita tecidos estranhos”, explica o infectologista Jacyr Pasternak. Saiba como o limão fortalece o sistema imunológico e extraia o máximo de benefícios dessa fruta!

 

O limão fortalece o sistema imunológico

O limão fortalece o sistema imunológico e é uma excelente fonte de vitamina C. FOTO: Shutterstock.com

Saúde em ordem

Manter uma alimentação equilibrada e rica nutricionalmente é o principal passo para quem busca por uma imunidade regular. “Para afastar o risco de doenças, a melhor estratégia é a nutricional, com a obtenção de nutrientes adequados por meio de uma dieta equilibrada, variada, fracionada e suplementada”, afirma o nutrólogo Euclésio Bragança.

Suco do bem

Um copo de limonada por dia já é o bastante para ajudar o organismo a aumentar a imunidade. Essa qualidade refere-se, principalmente, às altas quantidades de vitamina C que, como já visto nas páginas anteriores, é um dos nutrientes que mais contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico. “A vitamina C, além de melhorar o sistema imunológico do corpo, atua como um poderoso antioxidante, nutrindo e protegendo as células de danos causados pelos radicais livres. É considerado um nutriente importante no tratamento de problemas de circulação e doenças relacionadas ao estresse”, ressalta Euclésio. Além disso, a vitamina está relacionada à produção de colágeno, o que contribui para que a pele mantenha-se mais jovem e saudável.

 

Texto: Paula Santana

Consultoria: Euclésio Bragança, nutrólogo; Jacyr Pasternak, infectologista

 

LEIA TAMBÉM: