Calistenia: a ginástica funcional com o peso do seu próprio corpo

Calistenia é um tipo de ginástica funcional que usa do peso do seu próprio corpo para intensificar os movimentos. Venha conhecer mais no portal Alto Astral!

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/08/2018 às 17:00
Atualizado às 11:35

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Calistenia é um tipo de ginástica funcional que preza o uso do peso do corpo de quem pratica para intensificar cada exercício. A primeira impressão é que dificilmente um treino desse pode surtir efeitos rápidos, mas essa é a surpresa boa.

O treino é um mix de movimentos e ações que desenvolvem a musculatura, usando, prioritariamente, o peso do próprio corpo. Esse treino funcional vai trabalhar a resistência dos músculos, incluindo os alongamentos. Com poucos acessórios e possibilidade de ser feito em qualquer lugar, inclusive ao ar livre, essa modalidade ajuda a secar e a definir.

Quando executado bem, de forma correta, a calistenia cuida até do sistema cardiovascular do organismo. Além disso, aprimora o equilíbrio, a coordenação motora e a agilidade de raciocínio e de movimentos, tudo isso somado ao ganho de massa muscular.

Algumas pessoas conhecem essa técnica como o popular “treino militar“. Na verdade, é uma variação e você não precisa pegar tão pesado assim. A base é a mesma e o que importa são os limites que seu corpo pode alcançar, lembrando sempre que a evolução faz parte da prática.

Veja dicas de como treinar calistenia:

Consultoria dos exercícios de agachamento: Carlos Vidal, personal trainer –Consultoria dos exercícios de abdominal: Marcelo Caetano, professor da academia Aquasport | Fontes: Seu Corpo PerfeitoTestosterona | Revistas Corpo e Beleza Especial e Astral & Você! Especial, ed. 4 |

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.