Big chop: o corte pode ideal para quem está passando pela transição capilar

As donas de cabelo crespo, muitas vezes, acabam utilizando química para alisar os fios. Mas e se, em algum momento, quiserem voltar para o natural? Uma sugestão, a qual muitas estão aderindo, é o big chop, técnica que consiste em cortar os fios bem curtinhos e esperar que cresçam novamente. Tire as principais dúvidas sobre o assunto:

mulher com corte big chop e cabelo afro

Foto: iStock.com/Getty Images

Devo fazer o big chop?

Passar a tesoura nas madeixas deve ser uma decisão muito bem pensada, para que não haja o risco de se arrepender depois. “O big chop é libertador e perfeito para quem está cansada de produtos de alisamento e quer se livrar do aspecto artificial, dando ao cabelo uma nova forma”, afirma Hasami Futigami, beauty artist do Jacques Janine Hotel Hilton.

Preciso fazer com um hairstylist especializado em cabelos crespos?

Quanto mais experiência o profissional tiver, melhor será o resultado da mudança. “Busque referências e cabeleireiros especializados em cachos. Na dúvida, consulte um profissional de sua confiança ou indicado por alguém que tenha passado pela mesma transição”, indica Hasami.

É normal que os cachos não fiquem definidos logo após o corte?

Sim, por geralmente tratar-se de cabelos que sempre passaram por procedimentos químicos que alteraram a estrutura dos fios. “O ideal, antes de cortar, é estimular a texturização adequada do fio para que não haja uma diferença muito grande. Se for feito da maneira correta, já na segunda manutenção do corte o cabelo apresentará um resultado impecável”, afirma a beauty artist.

Como deixar os novos cachos bonitos e saudáveis?

A hidratação é ideal para os fios que estão crescendo, pois garantem brilho e saúde às madeixas. “O ideal é que, ao tomar a decisão do big chop, o cabelo seja tratado com linhas de produtos que preservem os cachos, como os xampus low poo e máscaras de hidratação e contorno dos cachos”, declara Hasami.

Consultoria: Hasami Futigami, beauty artist do Jacques Janine Hotel Hilton, de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM