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Aposte nos alimentos low carb para perder peso e prevenir a diabetes!

Saiba quais as funcionalidades, indicações e quais são os alimentos low carb, que ajudam no emagrecimento e previnem a diabetes!

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Mesa com alimentos saudáveis | Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/02/2017 às 17:26
Atualizado às 16:08

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Quem segue uma dieta para emagrecer e sempre procura se atualizar quanto às tendências da área certamente já deve ter ouvido falar dos alimentos low carb, cuja expressão deriva do inglês e refere-se a uma alimentação com baixo índice de carboidratos.

Por ter uma quantidade baixa de carboidratos, eles podem possuir mais proteínas, fibras ou gorduras“, afirma a nutricionista Thatiana Ferreira, especialista em nutrição estética, esportiva e fisioterapia nutricional. Leia o texto abaixo e saiba todos os detalhes sobre este estilo de alimentação!

mesa com alimentos low carb

Mesa com alimentos saudáveis | Foto: Divulgação

Benefícios dos alimentos low carb

Além de ajudar a eliminar aqueles quilinhos indesejados, os alimentos low carb também podem ajudar na prevenção e tratamento da diabetes. “O principal benefício da dieta é manter os níveis de insulina baixos, portanto, além de diminuir o risco da diabetes, estaríamos também aumentando a perda de peso, já que a insulina é um hormônio anabólico, estocador de energia“, explica a profissional.

Alimentos indicados

Para realizar corretamente a dieta, é necessário ingerir alimentos com baixo índice de carboidratos e excluir do cardápio aqueles que possam contribuir para o aumento do peso. Algumas das opções low carb que vão auxiliar na perda de peso são:

  • Castanhas;
  • Carnes magras;
  • Verduras;
  • Grão de bico;
  • Soja
  • Feijão fradinho;
  • Salmão;
  • Carnes magras;
  • Laticínios;
  • Queijos magros.

Já alimentos integrais (como pães e arroz) devem ser evitados, pois contêm altos índices de carboidratos. Além disso, a nutricionista recomenda atentar-se na ingestão de legumes, já que alguns deles, como a beterraba, podem conter grandes quantidades do nutriente na composição.

Indicações e contraindicações

De acordo com Thatiana, os alimentos low carb são recomendados para as pessoas que têm como objetivo a perda de peso ou a redução dos níveis de insulina no sangue. Já quem sofre com hipoglicemia (deficiência de glicose no sangue), gestantes, lactantes e atletas de alta performance não devem seguir uma dieta com base apenas neste tipo de alimentação. Lembrando que, para saber se você pode ou não fazer a dieta lowcarb, é indicado buscar ajuda profissional.

Zero caloria também é low carb?

Não. Os alimentos zero caloria não possuem quantidade alguma de carboidratos, sendo que também não possuem valor nutricional. “Esses alimentos normalmente são industrializados, criados para uma dieta de baixa caloria. Bebidas, sopas e alimentos processados são alguns exemplos“, explica a especialista.

Dia do lixo: ele é importante?

Adotado em diversas dietas, o “dia do lixo” é o momento para comer alguns alimentos que devem ser evitados durante a dieta. No entanto, Thatiana não recomenda essa prática. “Durante a dieta, o organismo está passando por um estresse para conseguir perder de peso. Portanto, se durante a semana você segue um plano alimentar restrito aliado a atividade física intensa e no final de semana resolve comer sem nenhum controle, o corpo tende a voltar ao peso inicial, absorvendo tudo o que foi ingerido“, afirma. “É importante lembrar que nosso organismo não possui um interruptor que liga e desliga a absorção de calorias, então, no período de dieta no qual você busca a perda de peso, o dia do lixo deve ser evitado“.

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