CASA & DECOR

Refúgios dos jovens: inspire-se nos projetos de quartos para adolescentes!

Os quartos dos jovens é um cantinho especial, por isso deve ser preparado com todo carinho, levando em consideração o gosto pessoal de cada adolescente.

None
Foto: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/02/2017 às 20:20
Atualizado às 16:07

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quartos de adolescentes e jovens solteiros não devem ser menosprezados no projeto da casa. A dica é criar um ambiente personalizado, trazendo seus gostos pessoais para a decoração. Também vale à pena investir em marcenarias inteligentes, que escondem a bagunça do dia a dia e garantem mais praticidade.

Viagem à Tailândia

Quarto de adolescente mulher

Foto: Richard Cheles

Com apenas 10m² , este quarto localizado em Belém (PA) teve a inspiração na Tailândia como ponto de partida para sua decoração. A parede principal foi dividida em três partes: cabeceira em mdf, uma aplicação de tecido floral e alvenaria pintada de preto. Tudo isso complementado por fotos da moradora e uma marionete oriental. “Queríamos retratar dois aspectos dessa fase: feminilidade e rebeldia”, brinca a arquiteta Heloisa Ferreira, que elaborou o projeto com Mariano Cintra

Nichos do bem

A cama seria comum se não fossem os nichos laterais, onde podem ser alocados objetos de estudo e de uso pessoal. Já a pezeira dá apoio na hora de calçar e também serve de mesa no dia a dia.

Quarto de adolescente mulher

Foto: Richard Cheles

Quarto sustentável

A luminária é sustentável: sua estrutura de ferro é entrelaçada por fibra de bananeira

Diários da motocicleta

Quarto de um adolescente menino apaixonado por motocicleta

Foto: Paulo Brelaz e Leandro Farchi

Uma única gravura na parede transformou o quarto deste jovem, de 16 anos, que é apaixonado por motocicletas. Para dar destaque ao quadro da motoca, a arquiteta Elaine Carelli, de São Paulo (SP), apostou nas tonalidades de preto e branco, presentes na parede e roupa de cama.

Baú camuflado

Por ter apenas 9m² , foram necessárias algumas soluções para economizar espaço. O lambri que contorna a cabeceira da cama, por exemplo, é na verdade um baú. “Ele protege o rapaz do contato com a parede e dá leveza à marcenaria”, conta Elaine. Já as portas do armário são de correr.

Neutro, sim. Charmoso, também.

Quarto de cores neutras para adolescente mulher

Foto: Divulgação

Tons neutros podem criar um clima aconchegante para o dormitório sem que o ambiente fique apático. Neste projeto do arquiteto Fernando Consoni, de Campinas (SP), os criados-mudos em laca branca foram aliados a uma charmosa parede de tijolo à vista. Completa a decoração um espelho de 1,80m, cuja finalidade foi deixar o quarto com uma aparência maior que seus 10m2.

Detalhe

Para dar um toque feminino ao quarto, foram dispostas kokeshis – bonecas japonesas – ao lado da cama.

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM