Você está em uma mesa de bar, com os amigos, e todos eles estão mexendo no celular, enquanto você tenta se comunicar com eles. Quem nunca vivenciou uma cena parecida? Com a facilidade em adquirir smartphones e tablets, os aplicativos de redes sociais e de troca de mensagens instantâneas estão cada vez mais presentes no cotidiano da população e não se limitam mais aos jovens: pessoas de todas as idades estão entrando nessa.
A razão do sucesso
“Nas redes, ocorrem encontros de interesses comuns, possibilidades de voltar ao passado, e tudo isso nos encanta. Conseguimos também concretizar a curiosidade, como se existisse uma necessidade urgente de saber do outro e de se mostrar também”, explica a neuropsicóloga Silvia Elena de Oliveira Vieira. Além disso, o usuário se identifica com os conteúdos, porque oferecem conforto e uma correlação imediata.
Davi Bertoncello, diretor executivo de uma agência de pesquisa de mercado, conta que um estudo feito em 2003 pela empresa mostrou que as pessoas se conectam mais por afinidade de assuntos discutidos do que por questões demográficas. Além disso, na pesquisa descobriu-se que o número de amigos virtuais de um usuário não é igual às amizades que se estendem ao mundo real.
Segundo a gerente de projetos Helena Junqueira, o brasileiro está mais conectado porque as redes sociais e a expansão da mobilidade tecnológica, causada pela difusão dos smartphones e tablets, dão poder aos internautas, que podem gerar e consumir conteúdo em grande velocidade e em qualquer momento ou lugar. “Grande parte do tempo que se passa on-line hoje é dedicada às redes sociais, que já superam até mesmo o uso de mecanismos de busca e e-mails”, explica Helena. Assim, as redes sociais se tornam parte do cotidiano, dificultando até a definição do limite entre o mundo on-line e off-line.
O relacionamento entre consumidor e empresa também mudou depois da expansão das redes sociais. Uma pesquisa da E.life Hábitos (empresa que trabalha com a gestão do relacionamento com consumidor) mostrou que, na hora de falar com as empresas, mais da metade dos brasileiros utiliza as rede sociais. Com isso, atualmente, elas ocupam a quarta posição no ranking de canais de atendimento, perdendo apenas para outros meios digitais, como website e e-mail.
A pesquisa mostrou também que 93% dos usuários da internet seguem pelo menos uma página de empresa, produto ou serviço no Facebook, buscando não só novidades e oportunidades, mas também para demonstrar apoio às empresas que admiram e poder se comunicar com elas. “Sobretudo para o público jovem, as redes sociais são um canal mais fácil e de resposta mais rápida do que o SAC tradicional”, explica a gerente de projetos.
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Texto: Redação Alto Astral Edição: Nathália Piccoli