Cozinha organizada: confira dicas e ganhe mais liberdade para cozinhar

Veja como ganhar mais espaço no ambiente, acomodar os talheres e muitas outras dicas para deixar sua cozinha organizada e confortável

None
Principal cômodo da casa, a cozinha merece estar sempre bela e organizada. Foto: iStock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/02/2017 às 13:36
Atualizado às 12:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

cozinha é um dos cômodos mais queridos da família, não é mesmo? Afinal, é nela em que todo mundo se reúne e faz uma das melhores coisas da vida: se alimenta. Mas nada funciona quando este lugar está bagunçado e cheio de louça para lavar (este é um dos pesadelos das donas de casa!). Por isso, pegue seu caderninho e anote todas essas dicas. A partir de hoje, mantenha sua cozinha organizada e ganhe mais liberdade para cozinhar!

cozinha organizada com móveis modernos e luz entrando pela janela

Principal cômodo da casa, a cozinha merece estar sempre bela e organizada.  Foto: iStock.com

Ganhe mais espaço

Sua pia ou bancada é pequena e está faltando espaço para você cozinhar com mais liberdade? Juliana Faria, personal organizer, dá a dica: “invista em um carrinho de apoio com rodinhas. Ele ajuda a aumentar a área da cozinha e serve de apoio para as mais diversas atividades como, por exemplo, servir e lavar louça”. Outra dica importante para não perder espaço neste cômodo é deixar em cima da bancada ou da mesa apenas aquilo que você utiliza todos os dias, assim você evita o acúmulo de coisas, além de que, quanto mais limpo e organizado, maior é a impressão de que o lugar é maior.

Não perca tempo

Está com pressa? Aproveite enquanto cozinha, coloque uma bacia com água e detergente e vá lavando os utensílios utilizados. Assim, ao final, boa parte das coisas já estarão limpas. “Forre o fogão para não precisar limpá-lo ou utilize paninhos umedecidos para limpeza. Assim que terminar tudo, limpe a bancada, varra a cozinha e passe um pano”, indica a personal organizer. Depois, é só secar a louça e guardar cada uma no seu lugar. Desta forma tudo estará limpo e organizado sempre!

As protagonistas da cozinha

As panelas têm um papel muito importante na hora de colocar a mão na massa. Por isso, é preciso ter um cuidado especial com essas peças. A personal organizer deu dicas incríveis para as suas queridinhas durarem mais.

  • Na hora de guardar: “você pode guardar as panelas embaixo da pia, em gavetões ou prateleiras. Caso as guarde empilhadas, uma dentro da outra, coloque um protetor entre elas, principalmente se forem de material antiaderente ou inox. Se você tiver espaço, guarde-as tampadas e bem secas. Se guardá-las com o cabo virado para fora, ficará mais fácil na hora de retirar”.
  • Na hora de limpar: evite lavá-las enquanto estiverem quentes. “Em geral, a maioria das panelas têm um revestimento final que não deve ser retirado. Tenha cuidado com todas, independente de material. Então, evite passar palha de aço, limpa alumínio ou o lado áspero da esponja, pois estes processos vão retirar esta camada protetora e existe o risco da contaminação”, explica Juliana.

Talheres organizados

cozinha organizada, gaveteiro aberto debaixo da pia de uma cozinha moderna, com talheres organizados dentro dele

Organizar os talheres em uma gaveta é a melhor forma de mantê-los arrumados.  Foto: Shutterstock

O melhor lugar para guardar seus talheres, sem dúvidas, é na gaveta! Mas também é importante que ela tenha divisória, para que assim, cada tipo fique em um lugar separado. Afinal, ninguém merece perder tempo à procura de uma simples colher em uma gaveta bagunçada! E se você quiser mantê-los mais bonitos por mais tempo, não é preciso mágica: “lave com água e detergente, é a melhor opção. Os talheres de inox precisam ser secos logo após a lavagem, ou mesmo depois de saírem da máquina de lavar louça, para ficarem sem manchas”, conta juliana.

Cada coisa em seu lugar

“Os mantimentos podem ficar em um armário, mas evite colocá-los embaixo da pia por conta da umidade. Todos os pacotes de mantimentos que forem abertos devem ser transferidos para potes plásticos, de acrílico ou vidro bem fechados”, explica Juliana. Os potes também servem para evitar a proliferação de bichos, assim, caso um alimento estrague, ele não atingirá os outros. Colocar etiquetas para identificar o alimento e sua data de validade também pode ajudar na organização! “Limpe mensalmente, de preferência quando fizer compras, e coloque os mantimentos que estão mais antigos na frente e os que foram comprados recentemente no fundo do armário”, indica a personal organizer.

Panos de prato

Para que eles fiquem sempre limpos, troque-os diariamente e, caso fiquem manchados, pingue uma gotinha de detergente ou alvejante à base de oxigênio. Deixe-os de molho no sabão em pó com branqueador por 1 hora e lave normalmente. “As gavetas são perfeitas para organizar os panos de prato ou de mão. Guarde-os em rolinho ou escadinha. Não guarde-os empilhados, pois somente os primeiros serão utilizados”, indica a personal organizer.

Consultoria: Juliana Faria, personal organizer da Yru Organizer.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.