Você sabia que existem diferentes tipos de atenção?

Diferente do que muitos pensam, atenção e concentração apresentam alguns aspectos distintos. Saiba mais sobre os variados tipos de atenção

None
FOTO: Reprodução/Freepik

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/10/2016 às 06:52
Atualizado às 18:49

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Manter-se atento nas tarefas do dia a dia, no trabalho ou no serviço de casa, envolve vários processos mentais importantes para que o seu desempenho seja o melhor possível. Na verdade, existem vários tipos de atenção, divididas em subtipos, sendo um deles a concentração. Conheça quais são eles:
Atenção dirigida: quando você está andando na rua e um carro buzina, você olha rapidamente para o carro, certo? Essa é a atenção dirigida.

Atenção mantida (a que chamamos de concentração): em uma aula, você tem que prestar atenção no que o professor fala e entender a matéria, mesmo que a aula dure uma hora ou duas.

trabalhadores-prestando-atenção-no-escritorio

FOTO: Reprodução/Freepik

Atenção dividida: enquanto o professor fala durante a aula, você faz anotações no caderno, mas sem perder o que ele está falando, dividindo a atenção.

Atenção seletiva: é aquela que você mantém no que o professor está falando, mesmo com os colegas conversando em volta na sala de aula, os passarinhos cantando lá fora e o barulho dos carros na rua.

LEIA TAMBÉM

Texto: Júlia Prado Edição: Ana Beatriz Garcia