Qual foi o primeiro filme produzido pelo cinema nacional?

A primeira exibição de um filme no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896. Mas o primeiro longa-metragem do cinema nacional ocorreu somente em 1908.

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/11/2016 às 06:00
Atualizado às 18:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A primeira exibição de um filme no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro. E, logo no ano seguinte, as primeiras produções do cinema nacional já começavam a ser empreendidas.

FIlme, claquete

Foto: Shutterstock.com

Embora não haja registros oficiais, acredita-se que uma tomada de menos de um minuto, realizada pelo imigrante italiano Afonso Segretto, tenha sido a primeira produção. Contudo, o conteúdo de Uma Vista da Baía de Guanabara, nome do filme, nunca chegou a ser exibido. Assim, com o advento da energia elétrica industrial na capital carioca, o primeiro longa-metragem de fato viria somente em 1908, pelas mãos de Antônio Leal: Os Estranguladores.

Com 40 minutos de duração, a película de ficção era baseada em um crime ocorrido dois anos antes, que havia causado grande comoção na opinião pública. A encenação mostrava dois assassinatos e a investigação dos casos, bem como os bandidos na cadeia. Embora as famílias das vítimas tenham batalhado contra a exibição, o filme foi um sucesso de bilheteria, sendo visto por mais de 20 mil pessoas apenas em seu mês de estreia.

VEJA TAMBÉM