Clarividência: o mais complexo dos fenômenos paranormais

Entenda o que é a clarividência, a suposta habilidade de sentir um fato que está superdistante de você no tempo ou no espaço

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/11/2016 às 14:48
Atualizado às 18:36

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Estudada pela Parapsicologia, a clarividência é um dos fenômenos paranormais que se desvincula da nossa visão, tato, audição, olfato e paladar e percorre uma distância muito maior no campo sensorial. Isso porque ela permite ao indivíduo que tem esse dom sentir e até mesmo prever acontecimentos que ocorrem muito longe de seus olhos e do tempo em que vive.

Clarividência: o mais complexo dos fenômenos paranormais

FOTO: Shutterstock.com

Clarividência: no que consiste?

“Em teoria, a clarividência seria o conhecimento direto de fatos, mas na prática não tem como saber se nosso inconsciente captou um fato ou o conhecimento (pensamento) que as pessoas têm deste fato”, conta Marcia Regina Cobêro, professora universitária de Parapsicologia.

A clarividência é um tipo de vidência com ainda mais clareza, entretanto com distâncias físicas ou temporais grandes dos acontecimentos. O clarividente enxerga as coisas do seu tempo, mas também muitas outras além de sua distância física ou de sua época. Assim, trata-se de uma paranormalidade mais profunda e abrangente.

É importante ressaltar que a clarividência cruza a linha do tempo em que o indivíduo vive e pode o fazer sentir o tempo passado, presente ou futuro. Nesse sentido, temos a clarividência no tempo. Há, ainda, a clarividência no espaço, que permite ao indivíduo ver um acontecimento distante ou oculto do meio em que vive.

Clarividência e Espiritismo

Vale observar também que o fenômeno também é estudado e explicado pela Doutrina Espírita que, sob a ótica do pai do Espiritismo, Allan Kardec, define essa capacidade de sentir acontecimentos com uma visão dupla.

Para a doutrina, a clarividência é a capacidade do ser encarnado de ver acontecimentos no mundo material. “O clarividente vê acontecimento no mundo material como fatos que já aconteceram no passado, fatos que estão acontecendo e fatos que ainda vão acontecer no futuro. Existem comprovações, descrições, documentos e livros escritos por clarividentes que previam acontecimentos antes deles acontecerem”, descreve Milton Felipeli, estudioso da Doutrina Espírita e membro do Movimento Espírita.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação – Edição: Victor Santos
Consultorias: Marcia Regina Cobêro, professora universitária de Parapsicologia; Milton Felipeli, estudioso da Doutrina Espírita e membro do Movimento Espírita