Geometria: aprenda a aplicar o teorema de pitágoras!

Este teorema foi desenvolvido no séc. VI a.C pelo filósofo grego Pitágoras de Samos. A relação matemática pode ser aplicada em qualquer triângulo retângulo.

None
teorema de pitagoras, triangulo

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/11/2016 às 09:32
Atualizado às 18:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Este teorema foi desenvolvido no séc. VI a.C pelo filósofo grego Pitágoras de Samos. Essa relação matemática pode ser aplicada em qualquer triângulo retângulo – que é, na geometria, o triângulo que possui um ângulo reto (90°) e dois ângulos agudos.

O triângulo retângulo é composto pela hipotenusa – que é o lado mais longo, oposto ao ângulo reto – e por dois catetos que são os lados menores e que formam o ângulo reto. O cateto pode ser oposto ou adjacente, dependendo da posição em relação a um dado ângulo do triângulo retângulo. Assim, se o cateto está junto ao ângulo de referência, é chamado adjacente, e quando está oposto a este ângulo, é chamado oposto.

teorema de pitágoras, triangulo

Com o Teorema de Pitágoras podemos descobrir a medida de um lado de um triângulo retângulo, a partir da medida de seus outros dois lados. Para facilitar, basta memorizar a frase: a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Desta forma, utilizamos a equação a² = b² + c²

triangulo do teorema de pitagoras

Exemplo 1: Para calcular a altura do triângulo retângulo abaixo, é preciso utilizar o Teorema de Pitágoras.

exemplo, exercício, teorema de pitágoras

A regra de Pitágoras é uma das mais importantes da matemática, pois pode ser aplicada em praticamente todas as figuras geométricas planas, uma vez que de alguma maneira elas possam ser divididas em triângulos. Além disso, pode-se determinar a medida da bissetriz de um ângulo interno de um quadrado usando o Teorema de Pitágoras. Neste caso, é preciso entender que a bissetriz é a hipotenusa de um triângulo dentro do quadrado.

quadrado, pitágoras

O teorema de Pitágoras pode ser usado em diversas situações do cotidiano. Por exemplo, se você deseja saber a medida diagonal de um terreno que tem 20 metros de largura por 30 de comprimento, é preciso aplicar a regra criada por Pitágoras. A metragem que queremos saber é a hipotenusa, então, podemos devemos fazer a seguinte equação:

resultado, pitágoras

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini