ENTRETENIMENTO

40 anos da morte de JK: o que foram os Anos Dourados?

A década de 1950 ficou conhecida como anos dourados não só pelo progresso econômico, mas também pelos avanços culturais e modernização do estilo de vida

None
FOTO: Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/08/2016 às 18:10
Atualizado às 18:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A década de 1950 ficou conhecida como Anos Dourados não só pelo desenvolvimento econômico, mas também pelos avanços culturais e modernização do estilo devida. A ampliação dos meios de comunicação marcou esse período e o teatro e o cinema tiveram fases de grande prosperidade. Em 1950, A Rede Tupi, primeiro canal de televisão da América Latina, foi inaugurado. Enquanto os sucessos da Bossa Nova ganhavam espaço mundialmente, a vida das famílias brasileiras se modernizou, com os eletrodomésticos e bens de consumo mais acessíveis.

anos dourados juscelino kubitschek

FOTO: Wikimedia Commons

Juscelino Kubitschek tomou posse como presidente em 1956 e foi um dos ícones desse desenvolvimento. A sua campanha popularizou o slogan 50 anos em 5 (saiba mais clicando aqui), que prometia grandes níveis de progresso para o país. Elaborou o Plano de Metas e tomou diversas medidas desenvolvimentistas, como o incentivo a instalação de fábricas de automóveis, caminhões e tratores, construção de hidrelétricas e abertura de rodovias, que ligavam regiões até então isoladas.

SAIBA MAIS

A morte de Juscelino Kubitschek foi mesmo por causa de um acidente?

Há 40 anos, Juscelino Kubitschek nos deixava. Saiba como foi sua morte

19 filmes e séries para abrir sua cabeça sobre política

Texto: Angelo Matilha Cherubini