ENTRETENIMENTO

Como Juscelino Kubitschek foi retratado na televisão e no cinema

Juscelino Kubitschek: um dos políticos brasileiros mais popular de todos os tempos também teve sua história retratada em produções da televisão e do cinema

None
FOTO: Reprodução/Globo

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/08/2016 às 18:12
Atualizado às 18:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além da sua figura estar representada por diversas estátuas e seu nome batizar monumentos, construções, rodovias e instituições, Juscelino Kubitschek também teve sua história contada pela televisão e pelo cinema. O ex-presidente brasileiro, que morreu há exatamente 40 anos, tornou-se um dos políticos mais populares do país.

juscelino kubitschek minissérie globo

FOTO: Reprodução/Globo

Confira as obras da tevê e do cinema que retrataram JK:

1- Bela Noite para Voar (2009)

Baseado no livro de Pedro Rogério Moreira e com direção de Zelito Viana, o filme brasileiro apresenta José de Abreu no papel de JK, em uma história que remonta momentos importantes do governo.

Veja o trailer

2- Os Anos JK – Uma trajetória política (1980)

Do cineasta brasileiro Silvio Tendler, o documentário Os Anos JK – Uma trajetória política recontam o governo de Juscelino Kubitschek e o momento pelo qual o Brasil passava naquela época. Com depoimentos de Tancredo Neves, Marechal Henrique Lott, Magalhães Pinto, Dante Pellacani e Juracy Magalhães, a obra foi lançada no contexto ditatorial brasileiro e contou com a narração do ator Othon Bastos.

3- O Menino que Sonhou um País (2002)

Na comemoração do centenário de nascimento de JK, o Silvio Tendler lançou, em 2002, o documentário O Menino que Sonhou um País, que conta com o depoimento de Maria Estella Kubitschek e de outras personalidades importantes.

4- JK (2006)

Com José Wilker e Wagner Moura interpretando Juscelino, a minissérie de 47 capítulos da Rede Globo de Televisão foi uma criação de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira e contou com a direção de Dennis Carvalho, Amora Mautner, Vinícius Coimbra, Maria de Médicis e Cristiano Marques.

Misturando realidade e ficção, a produção buscou contar a história do ex-presidente do Brasil desde sua infância.

SAIBA MAIS

19 filmes e séries para abrir sua cabeça sobre política

Conheça a história do inventor Marconi

Conheça a história de Ernesto Che Guevara

Texto: Érika Alfaro