ENTRETENIMENTO

Conheça a história de Henry Ford

O empreendedor Henry Ford revolucionou o mundo com seus novos métodos de produção. Saiba mais detalhes sobre sua trajetória e a importância de seu legado!

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2016 às 08:24
Atualizado às 18:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O empreendedor Henry Ford revolucionou o mundo com seus novos métodos de produção. Saiba mais sobre os detalhes de sua trajetória e a importância de seu legado!

Foto de Henry FordFOTO: Reprodução

Trajetória

Henry nasceu no estado do Michigan, nos Estados Unidos. Lá, cresceu e interessou-se pela mecânica. Aos 12 anos, já gastava seu tempo livre em uma loja de máquinas. Nesse estabelecimento, em 1878, construiu seu primeiro motor a vapor. No ano seguinte, mudou-se para a cidade de Detroit com o intuito de trabalhar como aprendiz de mecânico. Em 1891, tornou-se engenheiro na companhia de iluminação Edison Illuminating Company, sendo promovido, dois anos depois, para o cargo de engenheiro chefe.

Com um salário maior, pôde dedicar seu tempo às experiências pessoais com motores de combustão interna. Anos depois, desenvolveu o projeto do primeiro veículo Ford e pediu demissão de seu emprego para criar a Detroit Automobile Company, empresa que foi à falência. Mesmo assim, Ford continuou a construir carros para corrida, área na qual conseguiu destaque para a fundação de sua nova empresa, a Henry Ford Company. Nela, Henry deu início à produção do modelo T e ao sistema de linha de montagem. Dessa forma, em meados da década de 1910, a fábrica alcançou o feito de produzir 800 automóveis populares por dia, algo inédito na época.

Legado

Esse tipo de produção em massa lançou as bases dos princípios do fordismo, doutrina que fez sua empresa crescer e aumentar a produção. Para isso, elevou a produtividade dos funcionários por meio da especialização e diminuiu os gastos com matéria-prima. O norte-americano também foi responsável por tornar os preços dos automóveis mais acessíveis e por estabelecer o processo de linha de montagem, que definiu o padrão do processo industrial no mundo durante o século 20. Ford também fez uma grande inovação no mundo dos negócios ao espalhar franquias (concessionárias) pelo território norte-americano.

VEJA TAMBÉM

Conheça a história do inventor Marconi

Conheça a história da estilista Coco Chanel