Por que os animais hibernam?

Dormir durante todo o inverno é um mecanismo de sobrevivência de algumas espécies de animais. Conheça 3 delas e porque eles precisam dormir tanto!

None
FOTO: Reprodução/ YouTube

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 11:42
Atualizado às 18:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alguns animais de diferentes espécies e lugares possuem uma semelhança durante as estações frias: passam o inverno dormindo. Hibernar protege o corpo e atua como um mecanismo de sobrevivência. Conheça 3 animais que hibernam e saiba mais porque eles são tão dorminhocos!

Urso Polar

O urso polar se reproduz durante a primavera. Durante a gestação, que dura 8 ou 9 meses, a fêmea se refugia em uma toca construída por ela mesma. Enquanto o filhote cresce em sua barriga, a mamãe ursa fica hibernando. Os machos e as fêmeas que não estão grávidas não fazem uma hibernação de verdade, mas podem permanecer nesses abrigos para se proteger do frio intenso.

urso-mae-e-filhote-dormindo

Anfíbios

As rãs e os sapos são animais de sangue frio. Isso quer dizer que o corpo deles tem a mesma temperatura que o meio onde vivem. No inverno, eles se enterram e entram em um estado mais de letargia que de hibernação. Qual é a diferença? Durante a letargia, a respiração, a circulação e o metabolismo não são tão lentos quanto na hibernação.

sapo-beira-do-lago

Morcegos

Morcegos que habitam zonas temperadas hibernam durante a estação fria. O acasalamento acontece antes da hibernação e o esperma fica guardado dentro da fêmea durante todo o inverno. A fecundação do óvulo ocorre na primavera, quando eles retomam suas atividades. Durante a hibernação, em algumas espécies, a temperatura do corpo diminui tanto que quase atinge o ponto de congelamento da água. Para dormir, os morcegos se penduram pelas patas de trás e se cobrem com as asas.

morcego-bravo-batendo-asas

Veja também
5 mães incríveis do mundo animal
Os animais são inteligentes?
Teste: com qual animal você mais se parece?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.