11 de setembro: a importância do World Trade Center para os Estados Unidos

Entenda por que dois principais edifícios do World Trade Center, localizado em Nova York, eram tão importantes para os Estados Unidos.

None
FOTO: Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/09/2016 às 06:00
Atualizado às 18:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando os aviões se chocaram contra as duas principais torres do complexo World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, não somente provocaram o maior atentado terrorista e uma das imagens mais impactantes da história, mas também atingiram em cheio um dos principais símbolos do poder norte-americano. Entenda por que os principais edifícios do centro financeiro localizado em Nova York eram tão importantes para o país.

FOTO: Wikimedia Commons

FOTO: Wikimedia Commons

Símbolo do orgulho

Construído entre 1966 e 1973, o World Trade Center foi uma iniciativa do governo do estado de Nova York para valorizar novamente a região sul da ilha de Manhattan, o centro financeiro da cidade. A área era então dominada por vários bancos e corretoras, mas não havia mais espaço físico para se expandir. A solução encontrada foi a construção dos edifícios.

A iniciativa deu certo, e rapidamente o World Trade Center começou a abrigar escritórios de importantes empresas e se tornar um locais com maior fluxo de negócios da cidade. Na época do atentado, estima-se que mais de 40 mil pessoas trabalhavam no local, nas mais de 430 companhias de 28 nacionalidades diferentes.

Homem visita memorial em homenagem às vítimas do atentado FOTO: Reprodução

Homem visita memorial em homenagem às vítimas do atentado
FOTO: Reprodução

Por isso, a escolha das torres gêmeas pelo grupo terrorista Al Qaeda não foi ao acaso. Os prédios era altamente simbólicos para os Estados Unidos, pois haviam se tornado um dos maiores centros financeiros do mundo, além de representar o poder econômico e a grandeza de uma nação – cada um dos edifícios tinha 417 metros de altura, os maiores de Nova York à época. Se Osama Bin Laden quis ferir o orgulho norte-americano em seu ponto mais fraco, foi certeiro em sua escolha.

SAIBA MAIS

Relembre atentados terroristas recentes

Johnny Bravo previu o atentado de 11 de setembro?

Texto: Thiago koguchi