Helen Keller: a trajetória da escritora deficiente que se formou bacharel

Helen Keller foi uma escritora norte-americana e a primeira primeira pessoa surda e cega a conquistar o título de bacharel. Conheça sua trajetória.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/09/2016 às 12:32
Atualizado às 18:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Helen Keller foi uma escritora norte-americana reconhecida como a primeira pessoa surda e cega a conquistar um bacharelado. Ela nasceu no dia 27 de junho de 1880 e adquiriu a deficiência ao completar apenas 18 meses de vida.

Fotografia de Helen Keller

FOTO: Shutterstock Images

Um pouco antes de seu aniversário de sete anos, Anne Sullivan, uma professora, foi morar em sua casa para ensiná-la. Sua educação teve início com a professora Sullivan colocando a mão de Helen na água gelada e soletrando a palavra “água”, depois a dizendo rapidamente, e de tal modo, aprendeu que aquela palavra significava algo frio que escorria entre suas mãos.

Em um progresso rápido, Helen Keller aprendeu os alfabetos braile e manual, fato que facilitou sua aprendizagem de escrita e leitura.

Legado de Helen Keller

Durante sua vida, a jovem desenvolveu um extenso trabalho em favor do bem-estar das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Além disso,  escreveu sua autobiografia A História de Minha Vida, em 1902.

Em junho de 1952, foi eleita Cavaleira da Legião de Honra da França, em reconhecimento ao estímulo que seu exemplo e atuação deram aos trabalhos para cegos.

SAIBA MAIS

Ana Bolena: conheça a história da mulher que marcou a Reforma Inglesa

Joana D’arc: conheça a mulher que liberou a França de uma grande guerra

Texto: Nathália Piccoli e Érika Alfaro Edição: Érica Aguiar Arte: Guilherme Laurente