Evangelho de Tomé: no apócrifo, Jesus fala sobre mulheres no céu?

No apócrifo, Jesus teria falado sobre mulheres no reino dos céus. No entanto, o tom do discurso é diferente daquilo que Cristo pregava. Entenda!

None
FOTO: iStock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/09/2016 às 15:27
Atualizado às 18:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Em grego, o termo “apócrifo” quer dizer oculto, desconhecido. Os livros bíblicos chamados de apócrifos não são oficiais, ou seja, tem caráter ilegítimo para a maioria das igrejas. Esses textos, os evangelhos de Thiago, Tomé, Maria Madalena, Judas e muitos outros, revelam informações polêmicas que podem mudar a história que conhecemos por meio a Bíblia.

O apócrifo mais famoso, descoberto em 1945, envolve uma lista de 114 possíveis falas de Cristo, semelhantes às passagens citadas nos evangelhos canônicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Mesmo sendo frutos de especulações, os apócrifos são textos que revelam muito sobre a comunidade da época.

Bíblia sagrada antiga aberta vela acesa apócrifo evangelho de tomé

FOTO: iStock.com

A possível fala de Jesus a respeito do papel da mulher no reino dos céus é uma das citações mais polêmicas desse evangelho, totalmente contraditório ao que era pregado por Jesus.

“Simão Pedro disse-lhes: ‘Que Maria saia de nosso meio, pois as mulheres não são dignas da vida’. Jesus disse: ‘Eu mesmo vou guiá-la para torná-la macho, para que ela também possa tornar-se um espírito vivo semelhante a vós, machos. Porque toda mulher que se tornar macho entrará no Reino do Céu’”.

SAIBA MAIS

A Bíblia cita o misterioso nome de José Barsabás. Você sabe quem ele foi?

Tribos perdidas de Israel: o que a Bíblia esconde sobre elas?

A Bíblia cita o nome da misteriosa esposa de Caim? Descubra!

Texto: Nathália Piccoli / Edição: Érika Alfaro