Clássico da TV Cultura, “Glub Glub” completa 25 anos; veja curiosidades

Clássico da TV Cultura, “Glub Glub” completo 25 anos na última sexta-feira (09.09); o programa infantil era sucesso na epoca; veja curiosidades

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/09/2016 às 12:07
Atualizado às 18:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Um dos clássicos da TV Cultura, “Glub Glub” fez aniversário nesta sexta-feira (09.09). O programa infantil completou 25 anos desde sua estreia em 1991 e encantou crianças do Brasil inteiro, com as histórias dos peixes – ambos chamados Glub – que assistiam televisão debaixo d’água!

Glub Glub - 25 anos

Foto: Reprodução

E para homenagear este sucesso, listamos algumas curiosidades a respeito do programa! Veja:

Mas antes…relembre a abertura:

Eram para ser apenas 60 episódios:

De acordo com a TV Cultura, inicialmente seria gravados apenas 60 episódios, mas o Glub e a Glub fizeram tanto sucesso, que até 1999, quando o programa saiu do ar, foram gravados 670.

O Glub, a Glub e a carangueja Carol

Carlos Mariano (o Glub) e Gisela Arantes (a Glub) dedicaram muito esforço e trabalho para dar vida aos peixinhos. Quando o programa chegou ao fim, ambos seguiram seu caminho ainda no meio cultural. Carlos trabalhou em novelas e filmes, como “Carrossel” e “Chico Xavier”.

Já Gisele foi produtora de várias exposições culturais e ministrou oficinais de teatro e dramaturgia. Atualmente, ela dirige uma ONG que desenvolve projetos socioculturais, chamada Umiharu.

A carangueja Carol, interpretada por Andrea Pozzi, morreu em 2005, vítima de um AVC. Ela morava em Portugal na época.

Glub Glub - 25 anos

Foto: Reprodução

45 anos de TV Cultura

Os peixinhos chegaram a voltar às telinhas em 2014, quando a TV Cultura completou 45 anos. Eles foram os responsáveis pelo especial em homenagem à emissora:

Destaque em todo o mundo

“Glub Glub” trouxe para o Brasil algo diferente das atrações dos canais convencionais. Eram exibidos no programa desenhos premiados em diversos países, como Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha e República Tcheca.

Foram mais de 40 desenhos exibidos no programa infantil, entre eles alguns favoritos da criançada, como “Zeca & Joca”, “A Pedra dos Sonhos”, “Ernesto, o Vampiro” e “O Pato Dínamo”:

Quando se uniu ao Castelo Rá-Tim-Bum

Para quem assistia aos episódios de “Glub Glub” e também de outra atração de destaque da TV Cultura, o “Castelo Rá-Tim-Bum”, nem imaginava que um dia as duas atrações se uniriam em um único episódio.

Não era fácil

Para quem assistia, parecia fácil, mas as cabeças que os atores usavam para dar vida aos peixinhos pesava cerca de 3 quilos, o que deixava as gravações – que normalmente levada um dia inteiro, pois gravaram sempre vários episódios – bem cansativas.

Já a maquiagem de cada um levava cerca de 1 hora para fazer.

Glub Glub 25 anos

Foto: Reprodução

E eles voltaram!

Em 2006, uma nova versão do programa voltou, com os mesmos atores, Carlos Mariano e Gisela Arantes, interpretando os peixinhos, mas desta vez, a ideia era ser mais educativo ainda, tirando os desenhos e tendo a vida marinha como destaque dos assuntos abordados no programa. A nova versão possui 26 episódios.

Você assistia? Qual episódio mais gostava?

LEIA TAMBÉM: