10 filmes que vão ajudar na sua vida profissional

Nem sempre estamos satisfeitos com o trabalho, então, fizemos uma lista com 10 filmes pra dar aquele help na hora de encarar o trabalho. Confira:

None
FOTO: Divulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/09/2016 às 17:56
Atualizado às 17:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem nunca teve aquele momento de desânimo no trabalho? Um momento em que precisou tomar uma decisão difícil e não sabia se era certa ou não? Ou um novo começo com o qual não conseguiu lidar? Pensando nisso listamos 10 filmes que dão uma baita ajuda pra lidar com o novo emprego. Veja:

1. O Diabo Veste Prada

Gênero: Drama
Diretor: David Frankel
Ano: 2006

filmes, trabalho, ajuda,

FOTO: Divulgação

SINOPSE: Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

O que você pode aprender com o filme? Na película vemos Andy aprender, a duras penas, sobre como funciona o mercado de trabalho, de como funciona toda a competitividade e como ela aprende a lidar com isso. O filme traz uma reflexão interessante sobre missão, visão e valores de uma empresa e como conciliar isso com a vida pessoal, ética nas relações de trabalho e quais seus objetivos profissionais, até que ponto vão seus limites e no que isso interfere na qualidade de vida.

2. À Procura da Felicidade

Gênero: Drama
Diretor:  Gabriele Muccino
Ano: 2006

filmes, trabalho, ajuda,

FOTO: Divulgação

SINOPSE: Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

O que você pode aprender com o filme? Manter a força de vontade e resistir, com determinação e persistência, frente aos desafios que a vida coloca diante de você. O filme também coloca em pauta a questão de como o comprometimento e a responsabilidade profissional e pessoal podem fazer a diferença na hora de conseguir um bom trabalho e manter o mesmo.

3. Menina de Ouro

Gênero: Drama
Diretor: Clint Eastwood
Ano: 2004

filmes, trabalho, ajuda,

FOTO: Divulgação

SINOPSE: Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio. Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

O que você pode aprender com o filme? A determinação e a resiliência de Maggie são um exemplo para qualquer profissional de qualquer área. A personagem ouve muitos “nãos” ao decorrer do longa, mas nenhum deles consegue fazê-la desistir do sonho de ser uma estrela do esporte e dos objetivos que vem com ele.

4. Se Eu Fosse Você

Gênero:Comédia
Diretor:Daniel Filho
Ano: 2006

filmes, trabalho, ajuda,

FOTO: Divulgação

SINOPSE: Cláudio (Tony Ramos) é um publicitário bem sucedido, dono de sua própria agência, que é casado com Helena (Glória Pires), uma professora de música que cuida de um coral infantil. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, eles volta e meia têm uma discussão. Um dia eles têm uma briga maior do que o normal, que faz com que algo inexplicável aconteça: eles trocam de corpos. Apavorados, Cláudio e Helena tentam aparentar normalidade até que consigam reverter a situação. Porém para tanto eles terão que assumir por completo a vida do outro.

O que você pode aprender com o filme? Quando nos colocamos no lugar do outro, seja um colega ou chefe, evitamos brigas e conseguimos construir um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso. A comédia ilustra exatamente isso: a importância da empatia para as relações, de como se colocar no lugar do outro nos torna mais amáveis e competentes.

5. Click

Gênero:Comédia
Diretor:Frank Coraci
Ano:2006

filmes, trabalho, ajuda,

FOTO: Divulgação

SINOPSE: Michael Newman (Adam Sandler) é casado com Donna (Kate Beckinsale), com que tem Ben (Joseph Castanon) e Samantha (Tatum McCann) como filhos. Michael tem tido dificuldades em ver os filhos, já que tem feito serão no escritório de arquitetura em que trabalha no intuito de chamar a atenção de seu chefe (David Hasselhoff). Um dia, exausto devido ao trabalho, Michael tem dificuldades em encontrar qual dos controles remotos de sua casa liga a televisão. Decidido a acabar com o problema, ele resolve comprar um controle remoto que seja universal, ou seja, que funcione para todos os aparelhos eletrônicos que sua casa possui. Ao chegar à loja Cama, Banho & Além ele encontra um funcionário excêntrico chamado Morty (Christopher Walken), que lhe dá um controle remoto experimental o qual garante que irá mudar sua a vida. Michael aceita a oferta e logo descobre que ela realmente é bastante prática, já que coordena todos os aparelhos. Porém Michael logo descobre que o controle tem ainda outras funções, como abafar o som dos latidos de seu cachorro e também adiantar os fatos de sua própria vida.

O que você pode aprender com o filme? A comédia aborda a capacidade que temos em gerir nossas prioridades e como isso é raro, além de no mostrar como é o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, um dilema para grande parte dos profissionais.

6. As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu

Gênero: Drama
Diretor: Lloyd Kramer
Ano: 2005

filmes, trabalho, ajuda,

FOTO: Divulgação

SINOPSE: Eddie (o ganhador do Oscar John Voight) era um jovem que cresceu em meio a guerras, trabalho árduo e uma educação rígida. No dia em que completa 83 anos, ele sofre um acidente no parque de diversões onde trabalhou a vida inteira. Quando ele dá por si, tudo o que ele sente é que passou uma vida sem propósito, sem rumo… E o que se sucede é uma revisitação de sua vida por 5 pessoas, umas que ele conhece, outras que ele não tinha a menor ideia de quem eram, mas cujas vidas estavam de alguma forma ligadas à dele. Cada uma dessas pessoas revê com Eddie uma passagem de sua vida, resolvendo antigos mistérios, dissolvendo antigas mágoas, revivendo antigos amores. A cada experiência fica mais claro a grande importância de Eddie na vida de milhares de pessoas sem que ele se desse conta, provando que cada vida está ligada a outra de formas que muitas vezes não entendemos.

O que você pode aprender com o filme? Esse filme aborda a teoria de que estamos todos conectados de alguma forma e que muitas vezes não sabemos o impacto que temos sobre as trajetórias uns dos outros, incluindo o ponto de vista profissional. Nos mostra também que ter um bom networking é essencial na carreira e na vida.

 7. Como Treinar o Seu Dragão

Gênero: Animação
Diretor: Chris Sanders, Dean DeBlois
Ano: 2010

filmes, trabalho, ajuda,

FOTO: Divulgação

SINOPSE: Na ilha de Berk, os vikings dedicam a vida a combater e matar dragões. Soluço (Jay Baruchel), filho do chefe Stoico (Gerard Butler), não é diferente. Ele sonha em matar um dragão e provar seu valor ao pai, apesar da descrença geral. Um dia, por acaso, ele acerta um dragão que jamais foi visto, chamado Fúria da Noite. Ao procurá-lo, no dia seguinte, Soluço não consegue matá-lo e acaba soltando-o. Só que ele perdeu parte da cauda e, com isso, não consegue mais voar. Soluço passa a trabalhar em um artefato que possa substituir a parte perdida e, aos poucos, se aproxima do dragão. Só que, paralelamente, Stoico autoriza que o filho participe do treino para dragões, cuja prova final é justamente matar um dos animais.

O que você pode aprender com o filme? O longa nos ensina sobre nosso processo de mudança e como isso pode nos afetar em todos os aspectos da vida.  Também nos ajuda a pensar em como um padrão já estabelecido pode excluir alguém diferente da nossa forma de pensar e agir.  A grande lição do filme é que: quando há receptividade de novas ideias, os resultados podem ser acima das expectativas.

8. O Sorriso de Mona Lisa

Gênero: Drama
Diretor: Mike Newell
Ano: 2003

filmes, trabalho, ajuda,

FOTO: Divulgação

SINOPSE: Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

O que você pode aprender com o filme? Mostra a dinâmica de enfrentar os desafios que se colocam no caminho do profissional quando ele se reposiciona em uma nova área no mercado de trabalho, qual a postura adotar quando isso ocorre e que sempre se deve manter a perseverança ao enfrentá-los.

9. Dia de Treinamento

Gênero: Drama
Diretor:  Antoine Fuqua
Ano: 2001

filmes, trabalho, ajuda,

FOTO: Divulgação

SINOPSE: O sonho de Jake Hoyt (Ethan Hawke), um jovem policial de Los Angeles, era entrar na equipe de narcóticos da polícia local. Mas quando ele finalmente consegue este posto recebe como oficial de treinamento e parceiro Alonzo Harris (Denzel Washington), um policial veterano e corrupto. Com o passar do dia o jovem policial é exposto a todo tipo de corrupção existente, é obrigado a usar crack e é ainda acusado de assassinato. Todos estes acontecimentos são orquestrados por Alonzo a fim de encobrir um engano cometido por ele junto à máfia russa, que pode fazer com que ele seja morto se não conseguir uma grande quantia de dinheiro até a meia-noite.

O que você pode aprender com o filme? O drama mostra como a ética é importante para um profissional na realidade cotidiana de qualquer área, em como não se deve abrir mão dela em troca do que seja e que o aprendizado vem com o tempo, não sendo necessário abrir mão de seus valores para aprender.

10. Coach Carter – Treino Para a Vida

Gênero: Drama
Diretor: Thomas Carter
Ano: 2005

filmes, trabalho, ajuda,

FOTO: Divulgação

SINOPSE: Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

O que você pode aprender com o filme? O filme é uma aula de como lidar com o trabalho em equipe. Também da enfoque em como construir e manter um equipe unida diante de adversidades.

LEIA TAMBÉM

 Texto por Denis Lira

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.