Desvincular apps indesejáveis do seu Facebook é fácil!

Além disso, a ação ajuda a proteger as suas informações pessoais. Veja como!

mulher no facebook aprendendo a desvincular apps
Por Flávia Magalhães - 19/09/2018

Veja o passo a passo para proteger sua conta! | Foto: Shutterstock

Sabe aqueles testes e quizzes que vira e mexe bombam no Facebook, como “Descubra qual personagem de Game of Thrones você é”, “Veja como seria sua versão do gênero oposto” ou até “O que o Seu Madruga disse sobre seu Signo?”? Todos eles são feitos por aplicativos que precisam de pouquíssimo tempo para chegar a resultados curiosos, mas ficarão para sempre vinculados à sua rede social, tendo acesso a todos os seus dados, caso você não os remova de sua conta. Se você quer evitar problemas, veja o passo a passo para desvincular apps do seu perfil e proteja-se!

Os perigos dos apps

O teste para ver como ficaria seu rosto na capa de uma revista, por exemplo, pode parecer inofensivo, mas seus dados podem acabar numa espécie de mercado negro na internet. Isso porque o Facebook permite que aplicativos tenham acesso aos perfis de seus usuários. Isso quer dizer que suas curtidas, comentários, fotos, textos e afins ficam registrados nos bancos de dados das empresas desenvolvedoras desses apps. No início de 2018, a empresa de Mark Zuckerberg se envolveu numa polêmica juntamente à Cambridge Analytica, empresa britânica que analisa dados de usuários da internet para curar comunicações estratégicas para o processo eleitoral. O episódio pode ter ajudado o atual presidente dos EUA, Donald Trump, a se eleger. De posse dos dados, a empresa conseguiu montar perfis de eleitores em potencial, que então eram bombardeados com mensagens políticas.

Como desvincular apps indesejáveis da sua conta

  • Entre no Facebook e vá até “Configurações”, clicando na setinha no canto direito da barra superior azul.
  • A página de “Configurações gerais da conta” será aberta. Clique em “Aplicativos e sites”, no menu esquerdo.
  • Uma lista com todos os aplicativos aos quais você já permitiu acesso ao seu Facebook irá aparecer. Clique em “Mostrar todos”, caso haja muitos apps com permissão para o acesso de dados.
  • Se você clicar no nome do app, verá todas as informações que você compartilha com o aplicativo. Na lateral esquerda há uma caixa de seleção. Clique nelas para todos os apps que você quer excluir.
  • Ao clicar em “Excluir”, aparecerá uma mensagem de confirmação, alertando que os apps poderão excluir sua conta e atividade neles, mas que talvez ainda possam ter acesso a informações que você compartilhou anteriormente. Você também poderá excluir todas as publicações, fotos e vídeos no Facebook que esses aplicativos e sites possam ter publicado em seu nome.

Pronto! Suas informações pessoais estão mais seguras. Lembrando que fazer testes não é proibido, nem sempre inseguro. Mas, por garantia, crie o hábito de desvincular apps de vez em quando.

 

LEIA TAMBÉM: