Precisou sair? Cuidados básicos para se ter em casa contra o coronavírus

Suas unhas e fios de cabelo merecem atenção redobrada neste momento para impedir a disseminação da doença

cuidados para o coronavírus
Foto: Freepik

Em meio à luta contra um inimigo invisível, todo cuidado é pouco. Ter um álcool em gel em mãos já é um grande passo para se prevenir, mas é importante ir além para garantir uma maior segurança. Os cuidados para o coronavírus não são poucos e devem ser seguidos rigorosamente.

Quando precisamos deixar o isolamento para comprar materiais de uso essencial, por exemplo, há chance de entrar em contato com o vírus, que pode ser carregado nas unhas e até mesmo nos fios de cabelo. Por isso é imprescindível fazer a higienização correta quando chegar em casa.

Cuidados para o Coronavírus: o que fazer quando chegar em casa?

Tire o sapato

Assim que entrar, a primeira coisa a ser feita é retirar os sapatos, afinal você poderá estar carregando o vírus na sola do seu tênis, por exemplo. Deixe-o próximo da porta de entrada e não ande com ele pela casa para evitar qualquer contaminação em sua área de isolamento. Uma outra boa dica para se proteger é tirar as peças de roupa e vestir alguma outra coisa. Prevenção nunca é demais.

Lave as mãos

Esta aqui não é nenhuma novidade mas é sempre bom lembrar. A lavagem das mãos é um dos principais cuidados para o coronavírus. Faça a limpeza com água e sabão durante ao menos 20 segundos (cante o ‘Parabéns’ para calcular o tempo). Espalhe a espuma nas palmas das mãos, costas, punhos, vão dos dedos e unhas. Tente sempre higienizar também a torneira da sua pia caso ela seja manual.

Lave o cabelo

Como já alertamos, os fios podem carregar o vírus, portanto, uma boa dica é tentar lavá-los diariamente com shampoo neste período ou, ao menos, todas as vezes que tiver contato com o mundo externo. Isto porque, além de tudo, é muito comum levar as mãos – que podem estar contaminadas – aos fios, que, por ventura, entram em contato com a boca, olhos e nariz. Quando for sair de casa, prenda-os em um coque alto e faça o uso de presilhas para evitar que toquem o rosto.

Unhas curtas

Mesmo que você seja a maior fã das long nails, o momento suplica para que você mantenha a unha curtinha! Isto porque o vírus pode se hospedar embaixo das que são mais longas com mais facilidade. Unhas postiças e aplicações em gel ou em vidro também não são bem-vindas. Neste período a recomendação é que elas devem ser mantidas curtas e até mesmo sem esmalte, para que a sujeira seja encontrada com mais facilidade.

Bolsas e malas

É muito comum usarmos esses acessórios para armazenar objetos pessoais. Quando chegar em casa, higienize-os com álcool 70% ou com água e sabão. Tudo que você tenha tocado e esteja dentro da bolsa ou da mala também deve ser limpo. A dica é, quando não estiver usando, pendure-os. Assim não ficam em contato direto com chão ou superfícies contaminadas.

Embalagens de mercado

Se possível, lave tudo o que vier de fora com água e detergente. Seque e em seguida guarde. Qualquer tipo de embalagem, seja ela em lata ou saco, precisa ser higienizada. Uma vez que funcionários e outros clientes podem ter entrado em contato com elas.

Enxague bem as frutas e verduras. Coloque-as em água corrente e use uma mistura de hipoclorito de sódio para remover qualquer resíduo contaminado.

Tocou, limpou

Abriu a porta de casa, passe um pano úmido de água com sabão ou álcool na maçaneta. A mesma regra vale para outras superfícies de maior contato, como pias, controle remoto, armários e gavetas. Não é necessário limpar toda vez que alguém encostar, mas sim quando vier da rua e ainda não tiver feito a higienização pessoal.

Eletrônicos

Celulares e computadores são grandes fontes de contaminação, uma vez que estão em contato direto com superfícies que podem estar contaminadas. Os eletrodomésticos devem ser limpos com álcool – sempre retirando a capinha protetora e higienizando-a também. Dê preferência para os produtos líquidos e não em gel.

Panos de limpeza

Acabou de higienizar tudo? Então chegou a hora de colocar os panos para lavar. O recomendado é não utilizar a máquina de lavar, pois pode misturar com outras roupas ou deixar cantos contaminados. Coloque-os em um balde com um pouco de alvejante e água.

Leia também: