Empreendedorismo feminino: 10 dicas para montar seu negócio

Pensando em empreender? Então, não perca essa dicas de especialista sobre empreendedorismo feminino para ter sucesso no seu novo negócio

O empreendedorismo feminino segue crescendo
O empreendedorismo feminino segue crescendo - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 30/05/2022 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os termos 'girlboss' e 'business woman' foram muito falados nos últimos anos por dois motivos específicos: o aumento do empoderamento feminino e o surgimento de obras e grandes marcas com mulheres como protagonistas dessas histórias de sucesso.

Embora tenham surgido muitas narrativas nesse sentido, vale destacar a série Girlboss, da Netflix, onde a personagem principal cria sua própria empresa de roupas depois de um momento turbulento na vida pessoal e financeira, e também o case de sucesso (e milionário) da influenciadora e empresária Bianca Andrade, a Boca Rosa, a frente de sua marca de beleza. 

Exemplos assim passam por um ponto em comum antes de tanto reconhecimento e retorno: o empreendedorismo feminino! E isso não é viável só na ficção nem para famosas, viu? Empreender é um direito de toda mulher e os frutos colhidos disso podem, de fato, mudar a sua vida — ainda mais quando o empreendimento é pautado em passos sólidos. 

Por onde começar a empreender?

Antes de pensar no ramo de atividade e no ou logotipo da marca, é preciso reconhecer no empreendedorismo o poder de alavancar vidas e carreiras de mulheres e, inclusive, compreender que há espaço para todas nesse mundo. Afinal, quando uma mulher cresce, todas crescem junto, né?! Então, tchauzinho, rivalidade feminina!

"Nós vivemos em um mundo onde ver outras mulheres crescerem é motivo de se intimidar e se sentir mal com aquilo. Não falo sobre feminismo ou machismo, falo sobre a realidade do mundo. Não aceitamos ver outras mulheres melhores que a gente. E isso é um dos maiores desafios que nós mesmos colocamos em nosso caminho. Nos intimidar com o sucesso do outro, sendo que também conseguimos chegar lá", destaca a empresária e coach Marcella Ferrarezi. 

O que uma mulher empreendedora precisa saber?

É claro que a internet é um meio potente para descobrir como fazer muitas das coisas ligadas ao empreendedorismo, porém, ter uma mentalidade prepara para empreender faz toda a diferença, sabia? Isso porque a mente te ajudará a entender quem você é, o que você quer e tudo que você é capaz de fazer. Nada de autossabotagem!

“O que uma mulher empreendedora precisa saber? Que ela consegue, que ela pode. A mulher precisa pôr na cabeça dela o que ela pode. O poder do empreendedorismo está na nossa mente. Se a gente tiver um mindset de “tadinha, coitadinha, inha, inha...” nunca vamos enxergar nossa grandeza. A mulher precisa saber que ela é grande”, reforça a empresária. 

10 dicas sobre empreendedorismo feminino

Depois de entender a importância do empreendedorismo na vida mulheres e conhecer a mentalidade certa para esse novo (e gigante!) passo, não custa anotar umas dicas para ajudar nessa jornada. Com expertise em desenvolver competências e habilidades no mundo corporativo, Marcella elenca 10 dicas para quem vai empreender. Confira!

  1. Confie em si mesma e se apaixone pela sua versão todos os dias. A autoestima é essencial!
  2. Tudo começa pela gestão de tempo, então, defina prazos, metas e organize seu dia.
  3. O seu melhor hoje pode ser menos ou mais que o seu melhor de amanhã e está tudo bem, viu? O que importa é sempre fazê-lo. 
  4.  Viva um dia de cada vez, sobretudo na entrega das tarefas. Finalize as de hoje para, só depois, pensar nas de amanhã.
  5. Tenha clareza e reforce seus objetivos diariamente para não se esquecer de onde deseja chegar e o que precisa fazer para conseguir isso. 
  6. O conhecimento é não só libertador, como também impulsionador. Portanto, estude, se especialize e busque constantemente aprender mais sobre a área.
  7. Ative o mindset de de crescimento, ou seja, risque do seu vocabulário frases como "não vou conseguir" ou "isso não é para mim". Nada de impor limitações, hein? E quando os obstáculos aparecerem, use-os para crescer ainda mais.
  8. É comum estar mais engajada com o empreendimento em um dia e no outro já sentir desânimo. Mas mantenha a disciplina e o foco para esses momentos não te abalarem.
  9. Sonhe e sonhe alto! Não coloque sua dedicação somente em coisas pequenas: se prepare sempre para fazer o maior e melhor!
  10. Por último, mas muito importante: tenha fé no seu propósito, nos seus sonhos e em si mesma. 

Fonte: Marcella Ferrarezi, empresária fundadora da empresa de gestão Ferrarezi e coach, mentora e palestrante com expertise no universo corporativo. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.