A personagem Maria Bruaca é destaque nos assuntos do Twitter com sua narrativa de que empoderamento e liberdade feminina não têm idade
por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 23/05/2022 às 18:00
Atualizado às 18:00
Maria Bruaca acordou! E quem assiste à novela Pantanal, da Rede Globo, sabe muito bem disso, né? Interpretada por Isabel Teixeira, a personagem é uma mulher casada que lida com as dores diárias do desrespeito na vida a dois. O marido, Tenório, personagem de Murilo Benício, a trata como bem entende: ridicularizando, oprimindo e desvalorizando.
Mas essa história vem mudando, viu? Conforme apontado pelo Fantástico no último domingo (22), o nome 'Maria Bruaca' já foi citado mais de 60 mil vezes no Twitter desde 1° de maio. O motivo? Os brasileiros não casam de torcer para que Maria acorde de uma vez por todas, vire a chave de sua vida e seja feliz!
O brilho no olho da Maria Bruaca saindo da sua cozinha e conhecendo as belezas do pantanal é emocionante.
— Lua Marruá 🐆 (@LuaaBadass) May 21, 2022
A delicadeza dessa cena de libertação de uma mulher a muito oprimida é uma verdadeira obra de arte! Eu tô emocionado.
Eu te amo Mary BruBru, eu te venero #Pantanal 🐆 pic.twitter.com/4AdtEx8iYm
Afinal, depois de descobrir a traição do marido na trama, parece que a personagem acordou mesmo! E essa mudança tirou um peso das costas dela, que agora passou a olhar para a vida — e para si mesma — com mais verdade, doçura e esperança. Foi aí que surgiu o desejo da web: que todas as Marias do país acordem.
E qual é a importância de mostrar essa nova narrativa da personagem na novela? É justamente causar representatividade. Isso porque existem muitas mulheres na mesma posição de Maria e, assim como ela, elas precisam despertar de situações que não lhes cabem mais e começar a, de fato, viver.
"É muito importante se ver representada, trazendo mais consciência e possibilidade de reflexão para as mulheres de 50 anos (ou mais) e para quem está chegando nessa idade. Com isso, se vendo refletida nas novelas, pode ganhar mais confiança e coragem para quebrar tabus e viverem suas vidas conforme seus desejos e vontades", destaca a psicóloga Carolina Mirabeli, que atua como consulta de desenvolvimento e carreira.
Ver essa foto no Instagram
Entretanto, apesar da trajetória de Maria Bruaca ser encorajadora para muitas, vale lembrar que, em alguns pontos, ficção e realidade se distanciam — e muito! Como dito pela própria atriz em entrevista ao Fantástico, esse despertar pode ser bem mais difícil na vida real. Afinal, ainda que a mulher queira e saiba ser necessário, nem sempre é fácil se livrar de amarras e situações difíceis, como a vivida pela personagem.
Ainda assim, a história deve servir como um apoio para quem quer mudar de vida, sobretudo relembrando que nós devemos ser a única protagonista de nossa história. E essa trama precisa de momentos felizes, viu? Por isso, ir em busca de empoderamento e libertação feminina nunca será errado. Cerque-se de uma rede de apoio, de outras mulheres e até de profissionais, como psicólogos, para caminhar em busca dessa nova direção.
Ver essa foto no Instagram
Embora muitas vezes o desejo de mudar de vida seja grande, isso é um processo feito de pequenas mudanças, cultivadas no dia a dia. E perceber que você quer e merece mais, já é um baita passo! Porém, algumas atitudes práticas podem ser ainda mais úteis, viu? "O primeiro ponto importante é a consciência de que você chegou em uma etapa da vida importante, com muito experiência de vida, que pode ser ensinado para os mais jovens", reforça Carolina.
Além disso, a psicóloga cita algumas dicas para mudar essa mentalidade engessada sobre as mulheres mais velhas e passar a viver essa fase plenamente. Olha só:
Por fim, vale lembrar que a dependência financeira é um dos principais motivadores para mulheres continuarem em situações, lugares e relações difíceis. Apesar de muito difícil, não deixe de buscar ajuda psicológica gratuita em postos e unidades de saúde, bem como atividades também gratuitas que podem conferir mais qualidade e prazer à vida!
Fonte: Carolina Mirabeli, psicóloga clínica e consultora de desenvolvimento e carreira.
Leia também
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.