Tipos de pente: descubra a melhor opção para o seu cabelo

Antes de comprar um pente novo, conheça os diferentes tipos e saiba escolher o que mais combina com os seus fios

Para cada cabelo, um pente!
Para cada cabelo, um pente! - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 24/05/2022 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Na hora de cuidar dos cabelos, a recomendação é sempre usar produtos específicos para o tipo de fio, ou seja, oleoso, seco, danificado, cacheado, entre outras opções. Porém, o que muita gente não sabe é que esse cuidado deve ser tomado além de shampoos e condicionador, já que pentes e escovas também oferecem modelos exclusivos para cada fio. 

Desse modo, optar pelo modelo mais compatível ao seu tipo de cabelo ajudará na hora de pentear, desembaraçar e finalizar. Afinal, um pente destinado às madeixas lisas, por exemplo, não trará o efeito desejado para os cachos, né? Por isso, escolher a versão certa faz toda a diferença para cuidar dos fios! 

Para entender mais sobre os tipos de pente e descobrir a melhor alternativa para você, conversamos com a tricologista Viviane Coutinho. Veja abaixo: 

Tipos de pentes:

Tipos de pente
O pente de madeira ajuda no combate ao frizz (Crédito: Shutterstock)

Dentes largos

Esse é ideal para fios grossos, crespos ou ondulados, pois o espaço entre os dentes vai facilitar no desembaraço sem agredir o cabelo! Mas lembre-se: nada de fazer esse processo nas madeixas encharcadas ou secas, ok? O jeito certo é desembaraçá-las no banho com um creme para pentear. 

Pente de madeira

Quem nunca usou o bom e velho pente de madeira, né? Essa versão clássica é indicada para todo mundo e ainda ajuda a diminuir o frizz pela sua matéria-prima, a madeira, capaz de eliminar a eletricidade. 

Pente fino

Outro clássico na história dos pentes, o modelo fino é recomendado para lisas, levemente onduladas e, principalmente, para fazer penteados — desde que os fios estejam levemente úmidos para não quebrar. Além disso, pode potencializar o efeito de cabelos já lisos. 

Pente jacaré 

Esse modelo produz volume nas madeixas e é ideal para lisas e onduladas. 

Pente garfo

Próprio para cabelos crespos, ajuda a acentuar e valorizar o volume, criando um visual cheio de personalidade. Entretanto, o pente garfo não deve ser usado para desembaraçar os fios, viu? Antes de usá-lo, é importante que o cabelo esteja seco e desembaraçado. 

Fonte: Viviane Coutinho, médica tricologista. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.