Dia da Toalha: entenda a data que celebra o orgulho nerd

No dia 25 de maio, se comemora o orgulho nerd (ou geek). Mas você sabe por que essa data é chamada de Dia da Toalha?

Entenda o que há por trás do tal Dia da Toalha
Entenda o que há por trás do tal Dia da Toalha - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 25/05/2022 às 00:01
Atualizado às 00:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você passar um tempo na internet e nas redes sociais hoje, provavelmente vai se deparar com posts ou conteúdos mencionando o “Dia da Toalha” ou o “Dia do Orgulho Nerd”. Essas são duas formas de chamar a data celebrada no dia 25 de maio, que serve para comemorar o universo geek, o amor por filmes, séries, quadrinhos, videogames e outras produções parecidas e o orgulho de fazer parte dessa comunidade.

Porém, à primeira vista, pode parecer meio estranho que essa data seja chamada de Dia da Toalha, não é mesmo? Além disso, pode surgir a dúvida sobre o porquê de a comemoração do orgulho nerd acontecer especificamente no dia 25 de maio.

Por isso, confira a seguir o motivo desse nome diferentão para a data e como o dia da comemoração foi escolhido:

Por que Dia da Toalha?

O nome Dia da Toalha faz referência à série de livrosO Guia do Mochileiro das Galáxias”, escrita por Douglas Adams e muito amada pela comunidade geek. Isso porque, na obra, a toalha é considerada um item essencial para um mochileiro, tendo diversas utilidades.

A comemoração do Dia da Toalha surgiu justamente como uma homenagem após a morte de Douglas Adams, no dia 11 de maio de 2001. E, depois, quando a data passou a representar também o orgulho geek, não ficando mais restrita ao universo de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, o nome “Dia da Toalha” continuou sendo usado para designar o dia 25 de maio.

E por que o dia 25 de maio?

Quando os fãs de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias” decidiram homenagear Douglas Adams com o Dia da Toalha, logo após a morte do autor, foi difícil chegar a um consenso sobre a data na qual essa celebração ocorreria. Foi cogitado, por exemplo, usar alguma data relacionada ao número 42, que, na série de livros, é considerado a resposta para a vida, o universo e tudo mais.

Porém, isso acabou não acontecendo, e a homenagem ao autor ocorreu no dia 25 de maio, duas semanas após a sua morte. Inicialmente, essa data foi escolhida de forma meio aleatória, porém depois percebeu-se uma coincidência – esse foi o mesmo dia que, em 1977, foi lançado o filme “Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança”.

Quando isso foi notado, a data passou a ser considerada não apenas uma homenagem a Douglas Adams, mas também o Dia do Orgulho Nerd, comemorado de várias formas por muitas pessoas até hoje.

Mas e você, curtiu essa curiosidade? Como vai comemorar o Dia do Orgulho Nerd (ou Dia da Toalha), hein? Ah, e não se esqueça de compartilhar essa curiosidade!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.