Prazo para declaração do Imposto de Renda acaba amanhã (31)

Quando entregue fora do prazo, a entrega da declaração do Imposto de Renda é passível de multa

Caso a entrega não seja realizada a tempo, o cidadão é passível de multa
Caso a entrega não seja realizada a tempo, o cidadão é passível de multa - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 30/05/2022 às 11:11
Atualizado às 11:11

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Está chegando ao fim o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda referente ao ano de 2021. Após a entrega ser prolongada por mais um mês — o prazo anterior era 30 de abril —, desta vez, caso a declaração seja entregue após o dia 31, o cidadão estará sujeito a multa por não cumprimento do prazo.

Por isso, se você ainda não fez a declaração do IR, a recomendação é: entregue quanto antes. Afinal, no último dia de entrega, os canais disponibilizados para a declaração costuma ficar congestionado, fazendo com que um processo prático se torne bem demorado, além do risco de não conseguir entregar a tempo.

Qual o valor da multa para a declaração do Imposto de Renda?

Muitas pessoas costumam pensar que deixar de declarar o Imposto de Renda para pagar a multa costuma ser uma boa opção. Contudo, o valor da multa varia entre R$ 165,74 até 20% do imposto devido, mais juros de mora. E o valor pode ser ainda mais alto já que o cálculo da multa é feito considerando o imposto devido, e não o imposto a pagar. 

Como fazer a declaração?

O processo de declaração do Imposto de Renda é bem simples, principalmente para quem é celetista, já que há o imposto retido na fonte. Se sua conta no gov.br também for verificada ao nível prata ou ouro, há vários processos que são simplificados.

Para fazer a declaração, os canais disponibilizados são o e-CAC e o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para computador e smartphone. Ambos são de domínio da Receita Federal, portanto, canais confiáveis para realizar a entrega.

Calendário de restituição do Imposto de Renda:

Quem já entregou a declaração de Imposto de Renda dentro do prazo e possui valores a receber, já pode consultar o período de restituição do IR. Inclusive, a partir de amanhã já acontece a restituição de quem está no primeiro lote de entrega. Confira abaixo:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.