Cérebro: confira as substâncias benéficas para o órgão!

A manutenção da saúde do cérebro depende de algumas substâncias. Clique aqui e confira quais são elas e não deixe de consumi-las.

ilustração de um cérebro
Foto: Shutterstock.com

Esquecer onde pôs as chaves, ter um “branco” na hora da prova, não se lembrar direito de um acontecimento do passado: essas falhas são consideradas comuns, mas quando se tornam frequentes, são um problema. “Diversos fatores interferem na performance cognitiva, como idade, estresse, privação do sono e alimentação”, explica a nutricionista Andréia Naves. Ou seja, fazer escolhas saudáveis à mesa influencia o funcionamento do cérebro. A primeira dica é: equilibre os nutrientes, ou seja, varie o que consome durante a semana. Confira quais substâncias não podem faltar.

 

ilustração de um cérebro

Foto: Shutterstock.com

Ácido fólico

É a vitamina B9. Melhora a memória em qualquer idade, mas é ainda mais fundamental para os bebês.

Vitaminas B6 e B12

São importantes para a formação de neurotransmissores.

Vitamina C

Melhora a imunidade e tem função antioxidante, que preserva a saúde dos neurônios.

Vitamina D

“Auxilia na regeneração dos neurônios e regula a fixação do cálcio em receptores importantes para a formação da memória”, define a nutricionista Elaine Pádua.

 

 

ilustração de um cérebro

Foto: Shutterstock.com

Magnésio

“Está presente nos receptores NMDA (N-metil-D-aspártico) que existem no hipocampo, parte do cérebro em que se forma a memória”, revela Elaine.

Ferro

“A deficiência do mineral diminui o fornecimento de energia e oxigênio ao cérebro”, avisa Bianca.

Cálcio

“Participa da formação de óxido nítrico, um gás que possui ação vasodilatadora”, explica Elaine. Dessa forma, o óxido nítrico melhora a circulação de sangue no cérebro e reduz a pressão arterial.

Carboidratos de baixo índice glicêmico

“Os carboidratos complexos são substâncias que mantêm a glicose controlada, principal fonte de energia do cérebro”, completa Bianca.

Consultoria Andréia Naves, nutricionista

Texto Redação Alto Astral 

Leia também: