CASA & DECOR

Esqueça as paredes! Aposte na praticidade e beleza do loft

O loft nada mais é do que uma moradia que elimina as divisões e cria um espaço comum. Saiba mais e liberte-se das paredes você também!

None
Foto: Josmar Bragança

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/02/2017 às 19:36
Atualizado às 16:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A ausência de paredes, dividindo os cômodos, e as tubulações elétricas e hidráulicas aparentes são algumas das características que compõe o conceito de loft. Construídos originalmente em antigos prédios industriais norte-americanos, eles conquistaram o mundo e, hoje, abrigam decorações de luxo muito bem-planejadas.

Espaço multifuncional

Loft

Foto: Josmar Bragança

Os 60m² deste loft, criado pela arquiteta Estela Netto, foram divididos em quarto, sala de estar, de jantar e cozinha apenas com a decoração e disposição dos móveis. “O imóvel é de um executivo que valoriza a simplicidade e funcionalidade da moradia”, conta a arquiteta.

Equilíbrio

Foram usados tons pastel, neutros e atemporais, com pontos de cor em alguns móveis e objetos. “Já os detalhes de iluminação, jardim vertical e pequenos adornos colocados em lugares estratégicos fazem um contraponto a isso e conferem vida ao espaço”, lembra Estela. Os estofados do mobiliário são de couro e linho e o restante do mobiliário tem acabamento em laca.

Iluminação

Loft

Foto: Josmar Bragança

Para acentuar as características do loft, a arquiteta lançou mão de um trilho de sobrepor com lâmpadas AR. “Este tipo de luz proporciona uma iluminação mais cênica e teatral”, valoriza Estela.

Elegância

Loft

Foto: Josmar Bragança

Neste outro projeto, localizado no Itaim Bibi e executado pela arquiteta Deborah Roig, são as tubulações de ar condicionado que trazem o conceito de loft para o espaço. Com 45m², o ambiente integrado se aproveita de cores escuras em várias peças do mobiliário para criar uma decoração sofisticada.

Aconchego integrado!

Loft

Foto: Josmar Bragança

A integração entre sala de jantar, living, cozinha e home foi estabelecida através dos móveis, que delimitam virtualmente os ambientes, e uma circulação farta e fácil entre eles. “O clima aconchegante e intimista é resultado da mistura de texturas que utilizei. Para dar um toque de elegância e aconchego, abusei do preto, cor tendência no mercado do décor, com mix de cores neutras”, completa Deborah.

Destaques

Loft

Foto: Josmar Bragança

A iluminação também foi pensada para criar cenários e pontos de destaque. Alguns refletores e outras lâmpadas direcionáveis foram instalados para auxiliar na sensação de aconchego e valorizar a decoração.

Texto: Thaís Luquesi/Colaboradora | Consultoria: Deborah Roig, arquiteta de São Paulo (SP) e Estela Neto Arquitetura & Design, de Belo Horizonte (MG)

LEIA TAMBÉM