Pouco volume: confira os motivos e dicas para tornar seus fios poderosos

Confira a explicação de uma especialista sobre os possíveis motivos e entenda como o corte certo pode dar volume para suas madeixas

Foto de uma mulher olhando para as pontas do seu cabelo preocupada com o pouco volume dos fios
Foto: Getty Images

Quem tem fios finos ou sofre com a queda excessiva deles costuma enfrentar o pouco volume dos cabelos, o que pode se tornar um problema tanto ao finalizar as madeixas no dia a dia, quanto ao montar um penteado mais elaborado para uma ocasião especial. Saiba como lidar com a situação!

Pouco volume?

A queda de cabelo pode ser causada por diversos fatores, como deficiência de vitaminas e de ferro na alimentação, distúrbios na tireoide, cirurgia de redução de estômago e até dengue – 3 meses após a doença, a pessoa pode ter uma redução bem acentuada dos fios. “Outro fator que pode ocasionar o problema é lavar as madeixas com água muito quente durante o inverno”, afirma a hairstylist do salão Shampoo Intercoiffure, Eliane Pavini.

Na raiz do problema

Antes de tudo, é essencial descobrir o motivo pelo qual seu cabelo está com a densidade mais rala e porque ele está precisando de volume. “O ideal, primeiro, é tratar o couro cabeludo que tem as raízes oleosas. E isso pode ser feito de várias formas, desde o uso de um shampoo que retira a oleosidade até uma esfoliação da área”, afirma Elaine.

Corte ideal

Uma boa solução para quem quer madeixas poderosas é escolher um corte que acentue o volume. Após uma avaliação com um profissional para determinar a textura do fio, o corte pode ser um repicado mais baixo ou mais alto, dependendo do resultado do diagnóstico feito pelo cabeleireiro.

Cuidado com o repicado!

De acordo com Eliane, o ideal para ter mais volume é apostar nos curtos e médios, já que os fios muito longos costumam perder a consistência. “Normalmente, quando a pessoa quer o cabelo muito longo, eu aconselho a não repicar muito, pois ao usar a técnica, diminui-se a densidade do cabelo”, explica.

Consultoria: Eliane Pavini, hairstylist do salão Shampoo Intercoiffure, de Ribeirão Preto (SP)

Texto: Laís Rodrigues

LEIA TAMBÉM