Drenagem linfática: saiba preço e benefícios do método das famosas

Sabe aquelas dúvidas depois de assistir os stories das famosas fazendo drenagem linfática? Conversamos com uma especialista no assunto para respondê-las!

A drenagem linfática age na retenção de líquidos
A drenagem linfática age na retenção de líquidos - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 08/06/2022 às 17:00
Atualizado às 17:08

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você segue influenciadoras ou famosas no geral, com certeza já se deparou com alguma sequência de stories dela fazendo a tal da drenagem linfática. Os vídeos mostram um momento de relaxamento através da massagem e depois vem a parte mais chocante: o antes e depois.

Com a capacidade de agir na retenção de líquido, a drenagem linfática parece fazer com que a pessoa emagreça instantaneamente e mostre mais definição em diversas partes do corpo, como pernas e barriga, principalmente. Mas será que é bem assim mesmo?

Se, assim como nós, você tem vontade de se jogar na drenagem, mas tem várias dúvidas sobre o assunto, chegou o dia de respondê-las, viu? Conversamos com a massoterapeuta Cristiane Miya, e ela entregou tudo sobre a massagem — até preços!

Veja a seguir: 

drenagem linfática
Além da estética, a drenagem linfática pode auxiliar na saúde (Crédito: Shutterstock)

Alto Astral - Para que a drenagem linfática é indicada?

Cristiane Miya - Antigamente, um médico chamado Emil Vodder e sua esposa, Estrid, tratavam de pessoas acometidas por gripes e sinusites, estimulando as linfas presentes em seus pescoços. A partir dos bons resultados, desenvolveram o método conhecido por Drenagem Linfática Manual (DLM), que, hoje, é indicado por cirurgiões e especialistas para redução de edemas e linfedemas, insuficiência venosa crônica, cefaleias, nevralgias, edemas gestacionais, síndrome pré-menstrual, mastalgia, fadiga, dores nas pernas e desconforto pélvico, irritabilidade e ansiedade,  em tratamento pós-cirurgia plástica e até condições como rinites, sinusites e faringites. 

AA - Quais os benefícios da drenagem linfática?

CM - Aumenta a oxigenação dos tecidos e a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, diminui a retenção de líquidos e edemas e estimula o sistema imunológico. É indicada também para sensação de peso nas pernas, inclusive durante a gestação Além de promover relaxamento e bem-estar

AA - Existe alguma contraindicação para fazê-la?

CM - Sim! É contraindicada para pacientes com câncer e tumores malignos, tuberculose, infecções e processos inflamatórios agudos, edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas não controladas e em casos de trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva e hipertireoidismo. 

AA - A drenagem emagrece?

CM - Apesar de ser drenante e antioxidante, ela não atua diretamente no metabolismo das gorduras. Assim, os centímetros perdidos com a drenagem linfática não representam a retirada de gordura acumulada nestes locais. Por isso, seria mais correto afirmar que ela desincha, pois, perde-se excesso de líquidos e fluidos. Mas, quando é associada à dieta, exercícios ou outras técnicas de estética, ela contribui para que o indivíduo emagreça mais facilmente.

AA - Com que frequência pode ser realizada?

CM - Entre uma a cinco vezes por semana. Porém, a recomendação ficará a critério do profissional, que avaliará cada caso.

AA - Quanto tempo demora uma sessão?

CM - Cada sessão varia de 40 a 50 minutos.

AA - Quanto custa a drenagem linfática?

CM - O valor médio para cada sessão costuma ser de R$ 80,00. Mas, normalmente, existem pacotes promocionais, em que fechando mais sessões, o valor fica mais acessível.

De olho na saúde

Como informado pela massoterapeuta, existem algumas contraindicações. Por isso, por mais que os resultados pareçam incríveis, vale sempre consultar um profissional e um espaço qualificados antes de fazer o método, viu? Saúde em primeiro lugar! 

Fonte: Cristiane Miya Iimori, massoterapeuta da Magrass Itaim Bibi, clínica de emagrecimento saudável, em São Paulo (SP). 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.