Receitas com limão para melhorar a saúde da pele e do cabelo

Aprenda truques caseiros para aproveitar os benefícios do limão para a pele com máscaras e loções fáceis e superbaratinhas

None
Foto: Shutterstock

por Vítor Ferreira
Publicado em 05/06/2020 às 17:01
Atualizado às 17:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muito além do uso comum na cozinha, existem diversos benefícios do limão para a pele e cabelo. Por meio de máscaras e loções feitas em casa, é possível aproveitar todo o poder dessa fruta para o organismo, trazendo jovialidade, brilho e nutrição a algumas partes do corpo.

Barato e de fácil acesso, o limão ainda é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. Sem contar que tudo nele pode ser aproveitado, da casca ao suco. Basta saber para o que cada um serve.

Mas, lembre-se: essa fruta pode provocar manchas e queimaduras. Por isso, não se exponha ao sol sem antes retirar completamente o produto. Enxague completamente as regiões em que aplicar e, se necessário, consulte um médico para saber se não tem alergia ao seu uso.

Conheça fórmulas para aproveitar todos os benefícios do limão para a pele

1. Cabelos oleosos

Bata no liquidificador 1 punhado de folhas frescas de espinafre, 1/2 laranja com bagaço, 1/2 limão com bagaço, 1 colher (sopa) de mel e 1 ramo de alecrim até virar um creme. Aplique por todo o cabelo, massageando. Cubra a cabeça com uma touca plástica e esquente um pouco com o secador de cabelo. Enrole uma toalha para manter o calor, aguarde alguns minutos e enxágue bem.

2. Cabelos opacos

Misture 4 gotas de limão, 4 gotas de vinagre de vinho branco e 1/2 litro de água morna. Despeje essa mistura sobre os cabelos e depois enxágue bem.

3. Evite problema com caspa

Raspe a casca de 1 limão e misture com um pouco de óleo de amêndoas doces. Aplique nos cabelos, deixe agir por alguns minutos e enxágue bem. Repita o procedimento 2 vezes por semana.

4. Cabelo com brilho

Bata no liquidificador 1/2 xícara (chá) de babosa picada e sem casca, 1/2 tomate picado e sem sementes, 1/2 figo maduro, 1 colher (sopa) de azeite e 1 colher (chá) de suco de limão. Aplique metade da mistura sobre o couro cabeludo, massageando por alguns minutos. Passe o resto do preparado sobre as madeixas e embrulhe com um pano. Aqueça um pouco com o secador de cabelo e deixe agir por 1 hora. Retire lavando os fios com xampu neutro.

5. Truque caseiro para pele sem espinhas

Coloque 1 colher (chá) de suco de limão em um recipiente de vidro. Adicione 2 colheres (sopa) de mel e aplique nas regiões afetadas. Deixe agir por alguns minutos e enxágue com água fria.

6. Tratamento relaxante para evitar cravos

Ferva 1 copo (200ml) de água e umedeça o rosto com o seu vapor. Em seguida, aplique na face o suco extraído de 1 limão. Deixe agir por alguns minutos e retire com água corrente abundante.

7. Dê fim às espinhas

Triture a casca de 1 ovo e pingue algumas gotas de limão. Aplique a mistura sobre as espinhas, deixando agir por alguns minutos. Na sequência, lave o rosto com água corrente.

8. Pele lisinha

Faça uma mistura de limão e fubá e passe sobre o rosto, deixando agir durante 20 minutos. Em seguida, lave bem a pele para retirar o produto. Você logo verá a diferença, graças a um dos benefícios do limão para a pele mais poderosos: a vitamina C.

9. Previne a acne

Aplique sobre a pele antes de dormir uma solução feita com a mistura de 1 copo (200ml) de vinho suave com o suco de 1 limão. No dia seguinte, lave bem o rosto, pois o limão pode queimar a pele quando entra em contato com o sol.

10. Máscara contra rugas

Bata 1 clara de ovo em neve e acrescente suco coada do 1/2 limão. Aplique no rosto e deixe por 30 minutos. Depois, lave o rosto com água morna e borrife com água fria.

11. Creme para mãos

Corte 1 limão ao meio, cubra com 2 xícaras (chá) de água e leve ao fogo baixo. Quando o limão estiver macio, retire-o do fogo e bata com água fresca no liquidificador. Coloque essa mistura em potes e guarde no refrigerador. Use nas mãos para amaciar e clarear, especialmente após ter lidado com sabões e detergentes ou depois de ter descascado legumes que mancham a pele. Depois, lave bem as mãos.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.