7 óleos para cabelo que ajudam na nutrição e restauração dos fios

Ideais para diminuir o frizz, hidratar e fortificar as madeixas, os produtos naturais agem promovendo uma profunda restauração

óleos para cabelo
Foto: Shutterstock

Se você quer deixar seus fios mais brilhosos e saudáveis, uma boa dica é apostar no uso regular de óleos para cabelo. Ideais para diminuir o frizz, hidratar e fortificar as madeixas, esses produtos fazem verdadeiros milagres.

Escolhendo a melhor opção de óleos para cabelo 

Jaborandi

Tem propriedades excelentes para a fortificação e hidratação capilar. O óleo de jaborandi auxilia no tratamento da queda de cabelo, protegendo o couro cabelo de agentes externos e fortalecendo os fios. É só aplicar um pouco nos cabelos úmidos e massagear o couro.

Manteiga de karité

Esta opção de óleos para cabelo é mais indicada para quem possui os fios crespos. Além de realizar uma hidratação profunda nas madeixas, ele ainda promete amaciar o couro cabeludo e estimular o crescimento de cada um dos fios naturalmente.

Abacate

Ótima alternativa para aplicar em cabelos mais finos. O óleo de abacate age nutrindo e protegendo os fios por meio da criação de uma espécie de “película” que os envolvem. Dessa forma, o cabelo se mantém hidratado e absorve melhor as vitaminas.

Babosa

Muito usada para tratar queimaduras e machucados, a babosa ou aloe vera, também é um produto natural bastante indicado para o tratamento dos cabelos. Ela hidrata e tem propriedades antioxidantes que auxiliam no fortalecimento da fibra capilar.

Amêndoas

Engana-se quem pensa que o óleo de amêndoas só faz bem para a pele. O produto evita a perda de água por meio da cútis e tem alto poder de hidratação – recuperando fios quebradiços e danificados. É ótimo para quem quer reduzir o volume da cabeleira.

Argan

Quem se interessa por produtos que melhoram a aparência dos fios, com certeza já escutou falar do óleo de argan. Além de ter se tornado um dos mais queridinhos entre as indicações de cabeleireiros, o produto ajuda a diminuir o frizz, dá brilho e serve como tratamento de choque em cabelos muito danificados.

Coco

Excelente para quem tem cabelos cacheados. O óleo de coco possui propriedades hidratantes e penetra facilmente nos fios, dando brilho e maciez. O produto também pode ser uma opção para aquelas que buscam promover intensamente a nutrição e regeneração das madeixas.

Como realizar a umectação?

Além de ser uma opção bastante versátil, já que existe uma enorme variedade de óleos para o cabelo no mercado, não tem muito segredo para realizar sua aplicação. Basta esfregar o líquido em todo o comprimento do cabelo e deixar agir por pelo menos duas horas. Uma dica é aplicar antes de dormir e lavar os fios somente no outro dia.

Outras formas de aplicação:

Para quem busca formas alternativas e de ação menos intensa à tradicional umectação, também é possível utilizar os óleos para cabelo de outras maneiras a partir de modelos diferentes de aplicação.

  • Máscara de tratamento: pingue algumas gotas no pote antes de aplicar o produto nos cabelos e deixe agir por alguns minutos.
  • Pré-escova: com os fios ainda úmidos, aplique poucas gotas e seque normalmente com secador.
  • Antes de lavar: passe algumas gotas no comprimento e pontas e deixe agir por alguns minutos. Depois, aplique o xampu.
  • Antes de ir para a praia ou piscina: aplique nos cabelos, sempre evitando a raiz.

Leia também: