Alimentos ricos em gorduras boas: confira 5 opções ótimas para a saúde

Você sabia que existem gorduras do bem? Descubra algumas e insira na sua dieta!

Alimentos ricos em gorduras boas: confira 5 opções ótimas para a saúde
Foto: Shutterstock

A palavra “gordura”, por muito tempo, foi associada a problemas de saúde e ganho de peso. Mas sabemos que isso não é uma verdade absoluta. Existem as chamadas gorduras boas, que trazem inúmeros benefícios para o nosso organismo!

Elas são ótimas aliadas para uma dieta equilibrada e um emagrecimento com saúde. De acordo com o médico especialista em nutrologia e qualidade de vida, Theo Webert, as gorduras boas se fazem necessárias na função cerebral, produção de hormônios, metabolismo, energia, perda de peso, imunidade e resposta inflamatória.

“Sessenta por cento do nosso cérebro é praticamente constituído por gordura. A gordura que comemos, literalmente, alimenta o nosso cérebro, ajudando as funções neurológicas e trazendo a clareza mental que nos permite viver de forma saudável”, afirma o especialista.

Quer saber quais são os alimentos ricos em gorduras boas para colocar no cardápio hoje mesmo? Confira!

Gorduras boas para incluir no cardápio

Abacate

“Ele é um dos principais alimentos ricos em gordura positiva. Se embrulhado como um burrito em uma folha de nori, com brotos e verduras cultivados, pode ser uma boa opção de fonte de nutrientes. Por ser de rápido consumo, pode ainda ser descascado, picado e armazenado no congelador. Antes de consumida, a fruta pode ser batida no liquidificador com cacau e até mesmo leite de amêndoas”, conta o profissional.

Manteiga ghee

Na verdade, trata-se de um óleo purificado da própria manteiga, em que toda a água, além dos elementos sólidos e toxinas da gordura do leite (e lactose), são completamente removidos. “Esse é um óleo de cozinha maravilhoso, que suporta o calor. Também pode ser usado em um misto de chá com a erva tulsi, adicionando uma colher de ghee, água de rosas, mel ou estévia”, sugere.

Alimentos ricos em gorduras boas: confira 5 opções ótimas para a saúde
Foto: Shutterstock

Óleo de coco

“Ele é excelente para cozinhar, uma vez que também pode suportar o calor. Há quem utilize o óleo de coco nas receitas de uma barra de chocolate energético. Ele se une ao cacau, cogumelo reishi, cordyceps (fungo com propriedades de combater o câncer) e um toque de mel. Para muitos, esse é um impulso diário de energia”, indica o médico.

Nozes e sementes

“As sementes de cânhamo, amêndoas, sementes de abóbora, castanha do Pará, sementes de linhaça, castanhas, sementes de gergelim, avelãs, nozes, macadâmia e sementes de chia compõem uma boa parte de uma dieta equilibrada; ao lado de vegetais verdes. Leites produzidos a partir dessas nozes, castanhas e sementes podem ser grandes fontes nutritivas em uma alimentação balanceada. Elas também podem ser usadas em diversas receitas como panquecas, purê cremoso de batatas-doces, pudim de chia, macarrão e até mesmo queijo”, comenta.

Azeite

O azeite extravirgem é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a aumentar os níveis de colesterol “bom” (HDL). Aproveite!

Leia também: