Onda de calor: maneiras de se manter bem durante a temporada

Depois de muitos dias de chuva, nesta semana o Sol finalmente apareceu com clima de verão. Veja como se proteger da onda de calor!

Manter-se hidratado pode ajudar você a resistir aos efeitos da onda de calor
Manter-se hidratado pode ajudar você a resistir aos efeitos da onda de calor - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 21/01/2022 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Entre os amantes do verão, houve um estranhamento quanto a temporada. Desde a chegada da estação, houveram mais dias nublados que dias de sol. Mas, para quem aguardava ansiosamente pela onda de calor, fique feliz, pois ela chegou!

Nesta semana, por exemplo, o Rio de Janeiro marcou 39,2º nos termômetros com sensação térmica que ultrapassou os 50º. De acordo com o Sistema Alerta Rio, essa foi a temperatura mais alta do ano e do verão, até agora.

Mas, se engana quem pensa que essa onda de calor está só no Rio. Outras cidades do Brasil também registraram uma alta nesta semana. Veja a seguir:

  • Cuiabá (MT): 35,1ºC
  • Florianópolis (SC): 34,8ºC
  • São Paulo (SP): 33,4ºC
  • João Pessoa (PB): 33ºC

A preocupação toda é que todo esse calor exige cuidado redobrado no que se refere a saúde, já que períodos como esse corroboram para quadros de insolação. Por isso, mais do que nunca, a onda de calor exige um corpo bem hidratado.

É muito comum que se pense apenas no exterior, como cuidados com a pele, quando na verdade, esse cuidado com a pele vem de dentro para fora. Ou seja, começa pela alimentação e principalmente pela ingestão de água

A quantidade de água recomendada é de, no mínimo, 2 litros por dia. Podendo ser em mais quantidade, variando de pessoa para pessoa.

Outro cuidado para se atentar é quanto à transpiração. O corpo humano possui mecanismos responsáveis por manter a temperatura corporal adequada. Mas em ambientes muito quentes, é possível que o corpo não dê conta sozinho. Sendo assim, vale ficar atento e tomar outras medidas como a ingestão de isotônicos.

Quando suamos muito, como em situações de onda de calor, passamos a perder também eletrólitos (como o sódio e o potássio), que se não forem repostos, podem evoluir para um quadro de insolação e, em casos piores, para a desidratação. Então, mais do que nunca, toda forma de se proteger nesse momento é bem-vinda, viu?

Além de se manter hidratado e de repor eletrólitos, é essencial adotar a outras medidas, como:

  • o uso de filtro solar com FPS acima de 50;
  • uso de protetor labial com filtro para não queimar os lábios;
  • utilizar barreiras físicas ao se expor ao sol (boné, chapéu, óculos de sol e roupas);
  • estar em locais com boa circulação de ar;
  • evitar a exposição solar em horários próximos do meio-dia;
  • se alimentar bem.

Seguindo essas dicas, é possível aproveitar o sol desta temporada sem sofrer as consequências dessa onda de calor!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.