Dia Mundial da Água: saiba a importância de ficar sempre hidratada

Comemore a data tendo em mente a sua importância para o organismo humano

Dia Mundial da Água
Dia Mundial da Água - Reprodução / Shutterstock

por Beatryz Gaia
Publicado em 22/03/2021 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Constituindo 70% do organismo do corpo humano, a água é um item essencial não só para as pessoas, como para qualquer ser vivo. Para comemorar o Dia Mundial da Água, nada melhor do que exaltar esse componente principal e fundamental para uma vida saudável

Ela exerce várias atividades essenciais para garantir o equilíbrio e funcionamento do corpo todo. A água age como solvente, garante grande parte das reações químicas do organismo que o ser humano precisa para viver, elimina substâncias tóxicas através da urina, transporta nutriente e oxigênio através das células, regulariza a temperatura corporal, hidrata as articulações e protege os órgãos vitais.

Uma maneira simplificada para saber a quantidade de água para ser consumida por dia pode variar, mas segundo a Dra. Fernanda Cortez, a média recomendada é, no mínimo, dois litros de água por dia. Menos que isso é muito pouco. 

Caso contrário, se você ficar desidratada por muito tempo, pode haver sintomas desagradáveis de serem tratados. Segundo a Dra. Julianna Martins, ficar sem beber o líquido pode causar dores de cabeça, tontura, fome oculta, suor excessivo, fraqueza e fadiga, dificuldade de concentração, obstipação intestinal, olheiras, aumento da frequência cardíaca, piora do tônus muscular, queda de cabelo e até mesmo hipotensão.

Além disso, para quem prefere substituir a água por outras bebidas, pode correr riscos. "O suco tem calorias, açúcar e outros componentes que é melhor indicar para outras ocasiões mais específicas. O chá dependendo pode ser bom somente se for natural, porque se não for ele pode conter muito sódio também, então é bom evitar produtos industrializados. Mesmo assim, a recomendação é sempre a água pura", explica Fernanda.

Reprodução / Shutterstock

Para manter o hábito e não esquecer de beber água, é importante obter estímulos que faça você lembrar de sempre está com a hidratação em dia. "Atualmente existem garrafas que mantém a água sempre fresca e geladinha. Ter esses recipientes sempre a mão é uma alternativa, porém, o mecanismo da sede não é bem interpretado por nós, e podemos confundir ela com fome ou vontade de comer algo. Existem aplicativos no celular com despertadores que lembram de beber água durante o dia e eles são uma boa alternativa", finaliza a Juliana.

Consultoria: Dra. Fernanda Cortez, nutróloga e Dra. Julianna Martins, nutricionista clínica.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.