Engordou no feriado? Especialista alerta sobre situação

Se você deslizou na alimentação e percebeu que engordou no feriado, saiba que nem tudo está perdido; entenda melhor sobre o assunto

A sensação é comum entre pessoas que deslizaram na alimentação
A sensação é comum entre pessoas que deslizaram na alimentação - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 20/06/2022 às 16:00
Atualizado às 16:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Segunda-feira é o dia oficial de retomar a dieta, não é mesmo? Principalmente após um final de semana prolongado, período em que permitimos, vez ou outra, aquele deslize na alimentação saudável, ingerindo algo que não faz parte da rotina. Com isso, é comum que alguém por aí já tenha percebido que engordou no feriado.

Mas será que isso é verdade mesmo? Nem sempre, viu! Esse é um comportamento comum entre os praticantes de dietas restritivas para o emagrecimento — como a dieta low carb ou a dieta cetogênica — que limitam a quantidade de carboidratos ingerida. Ainda assim, a dúvida que fica é: por que isso acontece? E para isso, ouvimos o Dr. Walid Nabil Ourabi, que é especialista em medicina esportiva. 

Entenda porque você engordou no feriado:

O médico explica que, quando se adota uma dieta mais restritiva com objetivo de emagrecer, o peso que se perde inicialmente não é exatamente gordura, mas sim eliminação de água. “Isso acontece porque quando retiramos os carboidratos acabamos retirando também todo o estoque de nitrogênio dos músculos que se expele em água e assim, perde-se peso”, afirma o profissional.

Ou seja, aquela sensação inicial de perda de peso não é 100% verdadeira. Então, com a chegada de um período em que você se permite comer algo diferente — como um café da manhã abastado, um churrasco ou a ingestão de bebidas alcoólicas, por exemplo —, naturalmente a balança pode apontar sim um aumento de peso. 

“Isso acontece porque depois de uma semana útil em dieta restritiva, quando há ingestão de carboidratos, o corpo voltar a puxar água para dentro do músculo — aquela que foi expelida durante a semana na dieta e assim, naturalmente, o peso aumenta”, confirma o Walid Nabil Ourabi. 

Como não cair nesta situação outra vez?

O especialista em medicina esportiva explica que existem duas maneiras de evitar o efeito sanfona. “Uma delas é não cortar totalmente o carboidrato durante a semana para não ter essa diferença extrema. A segunda é não sair da dieta nem aos finais de semana, adotando hábitos contínuos de mudança na alimentação low carb, por exemplo”.

Porém, o profissional também tranquiliza aqueles que se depararam com o aumento repentino de peso. “Os quilos adquiridos no feriado não são gorduras, mas sim essa reposição de água que aconteceu durante a comilança do final de semana, por isso nada de desandar os treinos e a alimentação só porque a balança marcou um peso bem discrepante de antes — se comparado ao da segunda-feira”, finaliza.

Fonte: Dr. Walid Nabil Ourabi, especialista em emagrecimento e medicina esportiva.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.