Carboidratos: 8 alimentos para fazer as pazes

É isso aí: carboidratos não são seus inimigos; entenda melhor a importância desse macronutriente, além de opções saudáveis para ingerir

Carboidratos também são importantes no processo de emagrecimento
Carboidratos também são importantes no processo de emagrecimento - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 01/06/2022 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Fonte de energia, controladores dos níveis de glicose e reguladores de insulina são apenas algumas das muitas funções dos carboidratos no corpo humano. Abundante em alimentos como o amido e açúcares, essas biomoléculas desempenham tarefas importantes e são de extrema importância para o organismo.

Contudo, você já deve ter ouvido falar por aí que os carboidratos são os vilões do emagrecimento, né? Pois é! Apesar das calorias contidas, a ingestão desse macronutriente não tem nada de ruim. O maior cuidado deve ser tomado em relação aos produtos industrializados, com excesso de açúcar e farinha branca, como adverte a nutricionista Isabela Zago.

“Quando falamos desses cuidados, não nos referimos a frutas e raízes, mas o processo de acrescentar muito açúcar e farinha nos alimentos de forma não calculada. Isso leva a algumas alterações metabólicas, como resistência à insulina, aumento de gordura de maneira geral (principalmente abdominal), diabetes e excesso de colesterol”, instrui a profissional.

E as dietas que cortam os carboidratos?

Mesmo em dietas como a low carb e a cetogênica, em que há uma redução significativa de carboidratos na alimentação, esse macronutriente não deixa de ser presente. A diferença, nestes casos, é que passam a ser ingeridos alimentos ricos em carboidratos complexos, com maior teor de fibras e água, além de contem um menor índice glicêmico e absorção mais lenta pelo corpo.

Ainda assim, esse tipo de dieta não é recomendada para todas as pessoas e só pode ser feita mediante orientação profissional. Até porque, retirar carboidratos da dieta de forma não planejada pode causar alterações metabólicas e intestinais.

“Os carboidratos são bem-vindos desde que porcionados e planejados. Cada pessoa deve ser avaliada de forma individual. Devemos organizar e entender se aquele paciente apresenta algum quadro patológico. Se for um paciente diabético, por exemplo, a recomendação é diferente de um paciente que quer apenas emagrecer”, conclui Isabela.

Carboidratos não são inimigos!

A nutricionista também separou 8 alimentos ricos em carboidratos para quem deseja extrair o melhor do que macronutriente tem para oferecer. Entre eles, estão:

Fonte: Isabela Zago, nutricionista da Clínica Corporeum, de Brasília.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.