Preço do leite ultrapassa R$7 e assusta web

Além do aumento no preço do leite, o custo de produtos essenciais para o café da manhã vem assustando na hora das compras; veja a reação

Além do leite, o café e a margarina também acumulam alta em seus preços
Além do leite, o café e a margarina também acumulam alta em seus preços - Shutterstock

por Loyane Lapa
Publicado em 21/06/2022 às 10:34
Atualizado às 10:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não dá para negar que o preço de diversos alimentos vem sofrendo escaladas. Mas, desta vez, o preço do leite pegou muita gente de surpresa! O item, essencial na mesa de café da manhã, já chega a custar mais de R$ 7 em supermercados de todo o país

Apesar de surpreender à primeira vista, o leite e seus derivados já estão há alguns meses sendo impactados pela inflação. Em março, por exemplo, o leite já acumulava um aumento de 15% nos últimos 12 meses. E, por ser matéria-prima de outros produtos, laticínios como iogurte, queijos, requeijão e bebidas lácteas também acumulam uma variação bem salgada em seus preços

O motivo para o aumento está diretamente ligado com o custo de produção da indústria leiteira. Além disso, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia afetou de diversos modos a agropecuária brasileira: o fornecimento de fertilizantes — produto russo — passou a custar mais, afetando plantações e, consequentemente, tornando a alimentação do gado mais cara. E toda essa cadeia afeta em cheio a produção de leite.

Existem também outros fatores que impactam essa indústria, como a energia elétrica e o preço do combustível. Na última sexta-feira (17), a Petrobras anunciou um novo aumento para a gasolina, de 5,18%, e para o diesel, de 14,26%. 

Todas essas situações resultam em um grande dilema: a produção de leite deixou de ser lucrativa. Ou seja, empresas que pertencem à indústria leiteira estão deixando de produzir o mantimento, então essa escassez também impacta no preço das prateleiras.

Produtos do café da manhã também estão mais caros

Aliado ao leite, diversos produtos que fazem parte do café da manhã do brasileiro também estão mais caros. Além do café (que acumula alta de 67,53% nos últimos 12 meses), o pão francês e a margarina também estão variando acima da inflação.

E é claro que a internet não deixou essa situação passar batida e ironizou bastante a situação econômica enfrentada pelo Brasil. No Twitter, por exemplo, não se fala sobre outra coisa a não ser o aumento do leite. Confira:

Outro usuário aproveitou o momento para lembrar o preço do leite em 2018, período em que ocorreu o lançamento da música "Rockstar", do rapper Raffa Moreira. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.