Connect with us

O que você está procurando?

A chegada da estação mais fria do ano torna a conta de energia mais cara por conta de alguns eletrodomésticos; veja como economizar
Uma ótima forma de economizar neste período é aproveitando a luz solar - Shutterstock

Notícias

Como economizar energia no inverno

A chegada da estação mais fria do ano torna a conta de energia mais cara por conta de alguns eletrodomésticos; veja como economizar

O inverno chegou! E apesar de a estação ter começado oficialmente esta semana, já era possível perceber que ela se antecipou, né? Em maio, por exemplo, o estado de São Paulo alcançou as temperaturas mais baixas dos últimos 15 anos. E como resposta ao frio, também deu para notar um aumento no consumo de luz. 

Aliado a isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última terça-feira (21), um reajuste de até 63,7% nas bandeiras tarifárias. A cobrança passa a valer a partir do dia 1º de julho, por isso, é muito importante encontrar maneiras de como economizar energia elétrica neste período, principalmente em dias mais gelados

Nesta época, é bem comum que as pessoas tomem banhos mais demorados, mas você sabia que o uso do chuveiro pode representar até um terço da conta em períodos de uso prolongado? Pois é! Muitas vezes nem é possível perceber essa tendência como bem explica Giulianno Bolognesi Archilli, especialista de projetos de Eficiência Energética. 

“O inverno é marcado pelo consumo maior de alguns equipamentos, como os chuveiros, mas também pode haver uma redução de outros, como geladeiras e freezers. O cliente precisa ficar atento porque é possível compensar este consumo mais elevado adotando hábitos em relação a outros equipamentos”, destaca o profissional.

Portanto, que tal conhecer maneiras de como economizar energia durante o inverno? Separamos algumas informações essenciais sobre o consumo de energia de aparelhos e pequenos cuidados para combater o desperdício de luz e economizar. Confira:

Pessoa desligando a tv
O consumo mensal de energia elétrica de um televisor fica entre 10 e 30 kWh (Imagem: Shutterstock)

 

Como economizar energia com o chuveiro elétrico?

Antes de mais nada, não dá para negar que o chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma residência. E quando utilizado no modo “inverno”, o acréscimo no consumo de luz é de até 30% em relação ao modo “verão”. Por isso, o chuveiro passa a ser responsável por cerca de 25% a 35% dos gastos em uma conta de luz. 

Neste caso, Giulianno diz que para economizar, o certo é reduzir ao máximo o tempo de banho. “Dessa forma, o cliente consegue reduzir, além da energia, o consumo de água. Um banho de 15 minutos utiliza aproximadamente 135 litros de água. Se o cliente fechar o registro ao se ensaboar, o consumo do líquido cai cerca de 45 litros — uma significativa economia de 33%”, explica o especialista.

Como economizar energia com o uso de secadoras e ferro de passar?

O inverno também contribui, para quem possui, o uso de lavadoras, secadoras e ferro de roupa. E estes aparelhos quando utilizados com muita frequência podem impactar e muito na fatura de energia elétrica. Para economizar energia, a dica é deixar acumular roupa e fazer tudo de uma única vez. Então, vale a pena separar um dia na semana exclusivo para lavar, secar e passar roupa, viu?

Mulher passando roupa
Reserve um dia na semana exclusivamente para lavar, secar e passar suas roupas (Imagem: Shutterstock)

 

Como economizar com o uso de aquecedores?

Para quem reside em locais de clima bem gelado, o aquecedor de ambiente passa a ser frequente nesta época do ano. A grande questão é que seu consumo médio mensal do aparelho pode chegar a 160 kWh. Bem alto, né?

Neste caso, o especialista tem duas dicas. A primeira é: quando for comprar um aquecedor para sua casa, certifique-se que seu tamanho e potência estão adequados ao ambiente em que será utilizado, já que isso evita gasto de energia desnecessário.

A segunda dica é escolher modelos com timer, assim, quando o cômodo estiver na temperatura ideal, o aparelho desliga e não consome energia.

Outras dicas que podem te ajudar a economizar energia:

Além do chuveiro elétrico, a geladeira é outro eletrodoméstico que está na lista dos que mais consomem energia em uma residência. De acordo com Giulianno, ela consome, em média, de 15% a 20% do valor da sua conta de luz. Ou seja, é necessário tomar muito cuidado em relação ao consumo do item. Por isso, existem algumas dicas válidas:

  • instale a geladeira em local bem ventilado. Para isso, o ideal é evitar que o eletrodoméstico esteja encostando em paredes ou móveis, fique bem longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas;

 

  • nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas;

 

  • degele e limpe a geladeira com frequência;

 

  • mantenha as borrachas de vedação da porta em bom estado;

Já para quem está em busca de uma nova geladeira, a sugestão é procurar por modelos com a tecnologia inverter, já que economizam cerca de 40% a 50% se comparado aos modelos convencionais.

Mulher em frente a geladeira style="display: none; top: 4px !important; left: 183px !important;" width="71" height="16">
Opte por modelos mais recentes de geladeira pois são mais econômicos (Imagem: Shutterstock)

 

Fique de olho nas lâmpadas:

O uso de iluminação representa cerca de 5 a 15% do valor da sua conta de energia, afinal, não dá para negar a sua importância dentro de casa. Ainda assim, é bom evitar acendê-las durante o dia, aproveitando ao máximo a luz natural. Para isso, vale a pena abrir as janelas, cortinas ou persianas e deixar a luz solar iluminar sua residência.

Outra possibilidade de economizar na iluminação é apostando em cores claras nas paredes. Ou seja, se tiver alguma reforma por aí, não custa nada pensar em cores novas para os locais mais usados da casa. 

Ah, e lembre-se sempre de apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados e, principalmente, de dar preferência a lâmpadas de LED. Elas iluminam melhor, duram mais e consomem menos energia.

Por fim, não se esqueça da TV!

Mesmo após a pandemia, muitas pessoas ainda cultivam o hábito de permanecer em casa por mais tempo. Seja por motivos de home office ou de cuidados com a saúde, o uso da televisão passou a ser mais frequente. A estimativa é de que, no Brasil, a televisão passe de 4 a 5 horas por dia ligadas. 

Para economizar com o aparelho, o ideal é lembrar de sempre desligar a TV enquanto estiver dormindo. Agora se você é do tipo de pessoa que só cai no sono enquanto assiste algo, priorize as funções timer ou sleep, pois tornarão o desligamento automático.

Caso esteja pensando em mudar de televisão, escolha sempre aparelhos mais econômicos e modelos mais modernos, tudo bem? Desse jeito, vai ficar mais fácil economizar energia na sua residência.

Fonte: Giulianno Bolognesi Archilli, especialista de projetos de Eficiência Energética da CPFL. 

Advertisement

Beleza

Com traços alongados, o foxy eyes é o delineado em alta para o inverno; confira tutoriais e inspire-se

Moda

Acontecimentos como a festa junina e o sucesso da novela Pantanal têm contribuído para a ascensão da moda sertaneja para além da música

Notícias

Após caso de aborto vir à tona na segunda (20), artistas e anônimos se indignaram por conta do tratamento dado a menina de 11 anos; veja a repercussão

Entretenimento

Com esse frio, nada melhor do que escolher alguns filmes para assistir no cinema comendo aquela pipoca bem gostosa, né? Veja produções em cartaz

Beleza

Vídeos reproduzindo a maquiagem ensinada por uma usuária de outro país para usar na foto do passaporte tem tomado conta da rede

Saúde

Bateu aquela preguiça de praticar atividades físicas por conta da temperatura? Personal trainer lista dicas para quem quer vencer o frio

Casa & Decor

Apesar de deixar qualquer look lindo, o tênis branco é sempre meio difícil de limpar, né? Veja truques para resolver esse problema

Moda

Tendência nos anos 70, o boho chic segue se reinventando nos dias atuais; saiba mais sobre os looks obrigatórios deste estilo