RECEITAS

Dicas e truques para fazer uma torta sem erro!

9 dicas e truques valiosos para uma torta sem erro gostosona igual a da vovó! Confira também receitas deliciosas para fazer agora mesmo!

None
Fotógrafo: Alfredo Franco/Colaborador Produtor: Flávia Rivetti/Cleusa Bomfim

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/07/2016 às 13:25
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Como num passe de mágica, você consegue fazer uma torta sem erro. Basta seguir estas dicas valiosas e colocar em prática nossos truques infalíveis para deixar sua torta no ponto!

Saiba mais: 

Empadão de frango com massa de grão-de-bico

Torta de liquidificador sem glúten

Torta de carne moída

Torta de salsicha vapt-vupt

TORTA SEM ERRO

Para deixar a massa mais macia e sem grumos, peneire a farinha antes de utilizá-la. Você também pode acrescentar amido de milho na receita porque ele é mais leve, deixa a massa menos úmida e com uma certa crocância.

FERMENTO EM PÓ

Agite a embalagem do fermento em pó antes de usar ou misture com um garfo porque seus ingredientes se separam em repouso. Nunca guarde na geladeira, pois ele se altera com a mudança de temperatura.

Para saber se o seu fermento está ativo, coloque 1 colher (chá) do pó dentro de um copo com água. Se borbulhar, é porque está bom para o uso e fará sua massa crescer.

MANTEIGA

Se a manteiga estiver gelada, é mais fácil obter a textura de farofa de bases de tortas doces e salgadas. Ao preparar massa podre, procure usar sempre uma manteiga de boa qualidade para que não fique com sabor acentuado.

como fazer torta sem erro com farinha, ovos, manteiga e leite

Shutterstock Images

OVOS

Se a torta for de batedeira, separe as gemas das claras e bata as claras em ponto de neve até que fiquem bem firmes. Misture com a massa ao final do preparo, junto com o fermento, com uma colher, para que ela fique mais fofinha.

LÍQUIDOS

Além do leite e da água, você pode utilizar creme de leite, sucos de frutas ou qualquer outro componente líquido para dar liga à massa. Assim terá uma torta sem erro.

AÇÚCAR

O açúcar deve ser mantido em potes bem fechados fora da geladeira. É muito importante que você use a quantidade exata pedida na receita, para não alterar a textura da massa.

TORTA DE LIQUIDIFICADOR

A massa de torta sem erro mais comum e mais prática é a de liquidificador. Ela tem o preparo e textura semelhantes à massa de bolo. É feita batendo no liquidificador ovos, leite, óleo e misturando, por último, a farinha de trigo e o fermento em pó.

Tortas de liquidificador sem erro combinam muito bem com recheios salgados que podem ser refogados. Por exemplo, você pode usar carne moída, frango, linguiça, bacon, legumes etc. Outra opção são os recheios que são apenas misturados, como frios e legumes picados. Mas, a massa de liquidificador também pode ser feita na versão doce, adicionando açúcar e usando frutas picadas ou chocolate como recheio.

Texto: Vivian Garcia