RECEITAS

Você sabe limpar alimentos? Aprenda higienizar frutas e legumes!

É muito importante limpar alimentos antes do consumo! Por isso, veja como limpar e higienizar frutas, verduras, hortaliças e legumes antes de consumir!

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/08/2016 às 10:28
Atualizado às 19:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Todo mundo sabe que uma alimentação saudável deve englobar muitas frutas, legumes e verduras. Mas, além dos nutrientes, esses alimentos também contêm muitos agrotóxicos. E, para diminuir a incidência desse veneno durante o consumo, é preciso higienizar corretamente os hortifrútis logo que eles chegam em casa. Confira as dicas!

Legumes e verduras lavadas na pia.

FOTO: iStock.com/Getty Images

Chegando em casa

Os alimentos devem ser higienizados antes de serem guardados para não contaminar todos os outros alimentos que estão na geladeira. Veja limpar alimentos de acordo com cada ingrediente:

  • Verduras e hortaliças: comece lavando as folhas em água corrente, passando as pontas dos dedos por toda a superfície para tirar a sujeira mais grossa, como terra e larvas. Depois, retire as partes escuras e pedaços machucados. A seguir, deixe-as de molho em uma solução desinfetante (veja ao lado como fazer) por cerca de 30 minutos. Retire, lave novamente em água corrente, deixe secar e guarde em potes bem fechados.
  • Legumes: muitos legumes são consumidos com a casca, portanto não adianta só passar em água corrente, é preciso esfregá-los com uma buchinha especial para alimentos para retirar melhor as impurezas. Depois, coloque-os de molho por 30 minutos na solução, passe em água corrente novamente, seque e guarde na geladeira. Legumes que só podem ser consumidos cozidos, como brócolis e couve-flor, devem ter as partes escuras removidas e serem lavados cuidadosamente também no meio dos buquês.

SAIBA MAIS

Frutas e verduras: o que acontece com quem não come?

Conheça 8 benefícios dos legumes e melhore sua saúde!

  • Frutas: o modo de desinfetar é o mesmo dos legumes, já que algumas frutas também são consumidas com casca, como maçã, pera, morango e uvas. As últimas pedem uma atenção especial: devem ser lavadas uma a uma e inspecionadas no meio dos galhinhos para ver se há bichinhos. Coloque-as de molho por 30 minutos, passe por água corrente novamente, seque e guarde.

Solução caseira para limpar alimentos:

  • Com vinagre: misture 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 litro de água. Essa solução ajuda a soltar as larvas dos alimentos, sem matá-los.
  • Com água sanitária: é uma solução potente, basta 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. A eliminação de larvas e bactérias ocorre em 15 minutos com essa solução. Com hipoclorito de sódio: é uma substância desinfetante, que compõe diversos produtos próprios para desinfetar alimentos e purificar a água. Está disponível em supermercados e bastam 2 gotas para cada litro de água.

Texto: Julia Prado